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Planejamento de sistema educacional é tema de seminário com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

 

Composição de fundo branco e cinza com pequenos círculos verdes em diferentes densidades. À direita, há a fotografia de três cubos de madeira empilhados, com os desenhos de uma peça de quebra-cabeça, um alvo e um gráfico. Sobre a imagem, há a frase “Webinário: Planejamento de sistema educacional a longo prazo”. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior cinza.

|19/12/23

Com pesquisadores da América Latina, da África e da Europa, evento promove diálogo sobre experiências de planejamento de longo prazo na educação em diferentes contextos 

Por Luanne Caires

Na última sexta-feira, 08 de dezembro, a pesquisadora Adriana Bauer, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, participou do webinário Planejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos com o Brasil. O evento foi organizado pelo Todos Pela Educação e o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação, com o propósito de contribuir para o debate sobre o Plano Nacional de Educação 2024-2034. 

Bauer abordou o histórico dos planos decenais de educação e a importância de se definir metas factíveis e quantificáveis, de modo a permitir o monitoramento de sua execução. A definição dessas metas, segundo a pesquisadora, passa por um bom diagnóstico. “Para qualquer planejamento governamental, seja ele de cinco anos, de dez anos, bianual, a gente tem que conseguir identificar e caracterizar, de uma forma muito adequada, o problema que a gente quer priorizar para aquele período. Se não, a gente não consegue ter sucesso nas demais etapas”, afirmou Bauer durante sua exposição. 

Painéis e sistemas de indicadores são ferramentas de apoio à avaliação diagnóstica citada pela pesquisadora, que apresentou diferentes modelos para monitoramento de impactos e contextos da educação, destacando seus pontos positivos e suas limitações. Uma das propostas apresentadas é o Sistema de Indicadores Municipais da Educação Básica (SIEB), com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta foi desenvolvida durante o pós-doutorado do pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira na FCC, sob supervisão de Adriana Bauer, e reúne diferentes dimensões da situação educacional das redes municipais (recursos, processos e resultados), com informações sobre suficiência, eficiência, eficácia e equidade, e possibilidade de comparações entre redes e da situação de uma mesma rede ao longo do tempo. 

Além de Bauer, participaram do evento outros cinco pesquisadores da Argentina, Uruguai, México, Moçambique e Portugal, que compartilharam informações sobre planejamento, monitoramento e avaliação dos sistemas educacionais em seus respectivos países. O debate foi mediado por Luiz Souza, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialista em planejamento educacional. 

O evento foi gravado e está disponível no canal do Todos Pela Educação no YouTube. 

Saiba mais
Educação por Evidências
Em live organizada pela Diretoria de Ensino Região Leste 4, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira apresenta o Sistema de Indicadores da Educação Básica e suas funcionalidades para diagnóstico, monitoramento e avaliação das redes de ensino municipais.