Submissão de periódicos para ingresso no Educ@ pode ser feita até 09/09. Saiba mais
|15/07/19
Entre os dias 15 de julho e 09 de setembro, às 14h (horário de Brasília), estará aberto o sistema de submissão para ingresso no Educ@, indexador on-line que visa a proporcionar amplo acesso a coleções de periódicos científicos na área da Educação.
Os critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos no Educ@ estão disponíveis aqui.
Para participar da seleção, os editores das publicações interessadas devem seguir as instruções e preencher o formulário on-line.
O Educ@ foi implementado em 2010, por iniciativa da FCC (Fundação Carlos Chagas), utilizando a metodologia SciELO, com o propósito de ampliar a divulgação da produção acadêmica, por meio da admissão e permanência de periódicos científicos da área de Educação, incluindo o ensino, disponibilizando e disseminando on-line, em acesso aberto, artigos científicos inéditos resultantes de pesquisa original, que utilizam o procedimento de avaliação por pares dos manuscritos.
A operacionalização do processo de ingresso e permanência dos periódicos no Educ@ é de responsabilidade da equipe técnica, de pareceristas ad hoc, do Comitê Científico Assessor e do Conselho Consultivo, com comprovada experiência de produção e divulgação científica na área.
Atualmente, o indexador disponibiliza o acervo de 50 periódicos. Confira os títulos que já estão no Educ@.
Sobre o Educ@
- Utiliza a metodologia SciELO – Scientific Electronic Library Online e, inclui, ainda, critérios de avaliação de revistas baseados nos padrões internacionais de comunicação científica.
- Permite a publicação eletrônica de edições completas de periódicos científicos (revistas, jornais, artigos, etc.) e organização de bases de dados bibliográficas e textos completos, com uma recuperação eficiente e imediata de textos a partir de seus conteúdos, bem como a preservação dos arquivos eletrônicos.
- Contém procedimentos integrados para medir o uso e o impacto da literatura científica com indicadores estatísticos, a partir dos quais especialistas poderão analisar a literatura incluída na biblioteca.