1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisa investiga alta variação na média de alunos por professor na rede pública
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisa investiga alta variação na média de alunos por professor na rede pública

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Pesquisa investiga grande variação na média de alunos por professor na rede pública. Folha de Londrina. 11 de outubro de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza-claro com texto em cinza-escuro e detalhes vermelhos.

|16/10/23

Por Lara Mello

O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, realizado pela Fundação Carlos Chagas, D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação e Itaú Social, trouxe um panorama sobre o trabalho de professores em dez redes públicas, que mostra desafios a serem enfrentados.

Em artigo para a Folha de Londrina, Gabriela Miranda Moriconi (pesquisadora na FCC), Antonio Bara Bresolin (Diretor-executivo do D³e) e Patricia Mota Guedes (superintendente do Itaú Social), elucidaram o objetivo e as conclusões do estudo.

Algumas redes de ensino público brasileiras têm médias menores de 50 alunos por docente, enquanto outras passam de 500. Os principais pontos apontados pelo estudo revelam a necessidade de buscar melhoria nas condições de trabalho dos professores, com medidas que limitem a carga horária a 40 horas por semana e garantam turmas com até 30 alunos, por exemplo.

Alguns estados e municípios já implementaram políticas exitosas em favor das práticas docentes e a ampliação desse movimento pode trazer efeitos positivos não apenas na condição de trabalho dos professores, mas também na qualidade da educação básica. 

Confira a matéria completa na Folha de Londrina.