Pesquisa revela fatores que ajudam a entender a desigualdade do volume de trabalho docente no Brasil
|07/08/23
Por Lara Mello
O relatório “Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental”, apresentado pela Fundação Carlos Chagas, Associação D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e Itaú Social foi base para uma reportagem do Itaú Social.
Na matéria, Gina Vieira Ponte, professora por trinta anos e agora aposentada, falou sobre sua experiência lecionando no Ensino Fundamental. Com 280 alunos e grande volume de trabalho, Gina foi diagnosticada com depressão, além de ver muitos outros colegas de profissão adoecerem.
Segundo Gina, “esse estudo é superimportante porque vocaliza o que as professoras tentam dizer há muito tempo”. E, além disso, o relatório apresenta propostas para secretarias estaduais e municipais de Educação, com o propósito de mitigar o excesso de trabalho e assim, melhorar a saúde dos professores e a qualidade do ensino.
Leia o relatório completo sobre o volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental.