1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Webinário apresenta novo sistema de indicadores da educação básica como ferramenta para gestão municipal
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Webinário apresenta novo sistema de indicadores da educação básica como ferramenta para gestão municipal

 

Composição de fundo azul escuro, com ondas em tons cinza-esverdeados que lembram contornos de gráficos estatísticos. Sobre a imagem, há a frase “Webinário: Indicadores da educação básica, nova proposta de sistema para gestão municipal. 22 de janeiro de 2024, às 14h30”. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

|21/12/23

Sistema permite acompanhar a estrutura e o funcionamento das redes de ensino por meio de dados sobre seus diferentes componentes e dimensões, contribuindo para a tomada de decisão de gestores e para os planos de educação dos municípios

Por Luanne Caires

O uso de dados e indicadores é um dos aspectos essenciais para embasar a tomada de decisão no planejamento educacional, tanto no âmbito das escolas quanto das gestões municipais, estaduais e federal. Em janeiro de 2024, o debate baseado em dados ganha ainda mais proeminência com a Conferência Nacional de Educação (Conae), que terá como pauta principal o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e o planejamento do próximo decênio. 

Para contribuir com a discussão, a Fundação Carlos Chagas realizará o webinário Indicadores da educação básica: nova proposta de sistema para gestão municipal, no dia 22 de janeiro de 2024, às 14h30, pelo canal de YouTube da instituição. O evento contará com a participação do pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira, que propôs, em seu pós-doutorado no Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, um sistema que permite relacionar componentes e dimensões econômicos, sociais, culturais, educacionais e institucionais de cada rede municipal do Brasil e, assim, facilitar o diagnóstico, o monitoramento e a avaliação das redes. 

Adriana Bauer, supervisora do pós-doutorado que resultou no sistema e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, será responsável pela abertura e coordenação do webinário. Estarão presentes também representantes da Diretoria de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC). 

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve nas plataformas da Fundação Carlos Chagas. 

Saiba mais
Nova proposta de sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para a gestão da educação municipal
Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil