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Avaliação de valores sociomorais para estudantes e professores
participantes do programa escola de inteligência

Pesquisador – DPE/FCC: Adriano Moro

Equipe de pesquisa: Ana Cecília de Medeiros Maciel (bolsista) e Danila Di Pietro Zambianco

Financiamento: Programa Educacional Escola da Inteligência

Vigência: 2019-2020

Descrição:  O objetivo do projeto foi a avaliação dos níveis de adesão aos valores sociomorais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores (do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio) das escolas que participam do Programa Educacional Escola da Inteligência. O Programa é desenvolvido em 309 municípios de 25 estados e contempla 723 escolas. Foram relacionados os níveis de adesão aos valores sociomorais dos participantes do presente estudo com os dados da escala de valores da FCC, bem como um estudo que verificou as tendências com relação aos resultados de adesão aos valores e às características de perfil e de contexto dos participantes. O desenvolvimento desse projeto envolveu a aplicação de questionários dispostos em plataforma digital da FCC, com acesso on-line, para mensurar adesão aos valores sociomorais, os quais compõem uma escala de avaliação elaborada pela FCC. Todas as escolas participantes do estudo (425) receberam uma senha de acesso à plataforma on-line com os instrumentos de medida. A participação das escolas foi por adesão, o que compreende o seguinte universo avaliado: 412 escolas particulares, envolvendo 41.044 estudantes e 1.735 professores, e 13 escolas públicas, com 1.482 estudantes e 43 professores.

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