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Conflitos e convivência no espaço escolar: possíveis aproximações entre Brasil e Portugal

Coordenação: Angela Maria Martins

Equipe de Pesquisa: Angela Maria Martins (FCC), Mariana Gaio Alves (Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)

Financiamento: Fapesp com BEPE (Processo n. 2016/07220-4)

Parceiro: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Vigência: 2016-2017

Descrição: O estudo comparado – financiado pela Fapesp com Bolsa de Pesquisa no Exterior (BEPE/Processo n. 2016/07220-4) e realizado na Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – analisou elementos que se aproximam (e/ou que se distanciam) no escopo de dois programas de governo: Sistema de Proteção Escolar (SPE), implementado desde 2011 no estado de São Paulo; e Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), implementado desde 1996 em Portugal. Propôs os seguintes questionamentos: quais são as estratégias que escolas públicas – localizadas em regiões consideradas vulneráveis pelos respectivos programas – utilizam em situações de conflito? Quais são os significados atribuídos por equipes de gestão nos dos dois países às situações de indisciplina, conflito e violência? O estudo estruturou-se em duas etapas: a) sistematização e análise do escopo legal e normativo dos programas em pauta; e b) realização de estudos de campo em ambos os países com atores escolares responsáveis por sua implementação. O processo foi finalizado pela Fapesp em agosto de 2017, com os relatórios científico e financeiro devidamente aprovados.