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Desenvolvimento de política para a formação de professores para o estado do Espírito Santo

Pesquisadores DPE/FCC: Gabriela Moriconi (coord.), Nelson Gimenes (coord.), Vandré Gomes, Fabiana Fernandes, Cláudia Oliveira Pimenta

Pesquisadores Colaboradores: Lisandra Príncipe (Unip), Nathália Cassettari (UnB) e Rodnei Pereira (Unip)

Equipe de Pesquisa: Ariane Faria, David Pitombeira e Tathiane Anazawa

Financiamento: Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP)

Vigência: 2017-2018

Descrição: O projeto teve como objetivo assessorar a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES), oferecendo os subsídios para a elaboração, implementação e monitoramento de uma política para a formação de professores para a educação básica do estado. O escopo dessa política envolveu as iniciativas de formação continuada voltadas para os professores da rede estadual do Espírito Santo, mas também a atuação da Secretaria no regime de colaboração com os municípios no que diz respeito ao tema e, ainda, a articulação com as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de formação inicial de professores no estado. No âmbito do projeto, foram entregues oito produtos, finalizando os trabalhos com uma proposta de política para a formação de professores para o estado do Espírito Santo, a qual passou por um processo de debate público e deu origem à Portaria Nº 185-R, de 21 de dezembro de 2018, que institui a Política de Formação de Professores do Estado do Espírito Santo.

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