1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Ensinando Professores a Ensinar: Um Estudo sobre Práticas Formativas na Formação Inicial Docente

Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente

Pesquisadores DPE/FCC: Gabriela Moriconi (coord.), Claudia Davis, Gisela Tartuce, Marina Nunes, Patrícia Albieri, Yara Lúcia Esposito

Pesquisadores Colaboradores: Katherine Merseth (coord., Harvard University, EUA), Paula Louzano (Universidad Diego Portales, Chile), Barbara Born (Stanford University, EUA), Ani Martins da Silva, Lisandra Príncepe (Unip), Rodnei Pereira (Unip) e Walkiria Rigolon (SEE-SP)

Equipe de Pesquisa: Luciana Leme (Unip)

Financiamento: Harvard University Lemann Brazil Research Fund

Vigência: 2017-2019

Descrição: Trata-se de uma parceria entre a FCC e a Universidade de Harvard, com o objetivo de contribuir para o debate educacional no Brasil ao investigar as práticas formativas utilizadas por formadores em cursos de formação inicial docente e as concepções que as orientam. Para isso, o projeto conta com duas etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma revisão de literatura para mapear a produção acadêmica de grupos de referência internacionais e nacionais acerca das práticas formativas em cursos de formação inicial docente. O produto referente a essa etapa foi entregue em abril de 2018. Na segunda etapa, estão sendo realizados 10 estudos de caso com professores de licenciatura brasileiros que participaram do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, de modo a identificar práticas formativas empregadas por eles com o propósito de “ensinar a ensinar” na educação básica, analisando as concepções de formação e investigando o contexto no qual essas práticas ocorrem. O produto final desse projeto está previsto para ser entregue em abril de 2019.

FCC
Skip to content