1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Formação e acompanhamento do trabalho de coordenadores pedagógicos e professores no que diz respeito ao planejamento pedagógico e sua execução, a observação e registro dos...

Formação e acompanhamento do trabalho de coordenadores pedagógicos e professores no que diz respeito ao planejamento pedagógico e sua execução, a observação e registro dos processos de aprendizagem de crianças entre 0 e 3 anos

Coordenação: Eliana Bhering

Pesquisadores Colaboradores: Ana Paula Ferreira da Silva (bolsista)

Financiamento: FCC

Vigência: 2018-2019

Descrição: A Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Associação Santo Agostinho (ASA) organizou uma proposta de formação continuada direcionada aos coordenadores pedagógicos, com o objetivo de subsidiar as orientações e práticas de organização do tempo e do trabalho pedagógico, de modo a qualificar a produção dos registros e do acompanhamento dos bebês e das crianças pequenas. A proposta volta-se para a qualidade dos registros pedagógicos, de modo a documentar o trabalho realizado pelas equipes e subsidiar os processos de reflexão sobre as práticas pedagógicas e de atendimento aos bebês e às crianças pequenas. Temas como organização dos espaços e seus mobiliários, rotinas e cuidados com o corpo, atividades pedagógicas, linguagem e interações, organização das atividades e relações entre a equipe e os pais são os eixos centrais dos encontros de formação. Depois dessas ações desenvolvidas com os coordenadores pedagógicos das creches ASA abrangendo questões relacionadas ao planejamento e execução das atividades docentes, ao longo do ano de 2018, foi sugerida a continuação da ação de formação mantendo os temas mas, desta vez, de maneira a atingir os professores/as das turmas de crianças entre 0 e 3 anos, que deverá acontecer entre os meses de janeiro e julho de 2019. Esta segunda etapa foi considerada como uma pesquisa-ação que pretende subsidiar as decisões pedagógicas no que diz respeito ao planejamento, execução desse, avaliação de seus ambientes e acompanhamento das crianças ao longo do primeiro semestre de 2019.

FCC
Skip to content