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Formação e acompanhamento do trabalho de coordenadores pedagógicos e professores no que diz respeito ao planejamento pedagógico e sua execução, a observação e registro dos processos de aprendizagem de crianças entre 0 e 3 anos

Pesquisadora DPE/FCC: Eliana Bhering (coord.)

Pesquisadores colaboradores: Sara Badra de Oliveira e Maria Helena Santos (bolsistas)

Financiamento: FCC

Vigência: 2018-2020

Descrição: A FCC, em parceria com a Associação Santo Agostinho (ASA), organizou uma proposta de formação continuada direcionada aos coordenadores pedagógicos, com o objetivo de subsidiar as orientações e práticas de organização dos tempos e do trabalho pedagógico. Esperava-se que, por meio do estudo sobre as organizações dos tempos e dos ambientes, assim como da supervisão pedagógica, houvesse melhora na produção dos registros e do acompanhamento dos bebês e das crianças pequenas. A proposta, assim, volta-se para a qualidade dos registros pedagógicos, de modo a documentar o trabalho realizado pelas equipes e a subsidiar os processos de reflexão sobre as práticas pedagógicas e de atendimento aos bebês e às crianças pequenas. Temas como organização dos espaços e seus mobiliários, rotinas e cuidados com o corpo, atividades pedagógicas, linguagem e interações, organização das atividades e relações entre a equipe e os pais são os eixos centrais dos encontros de formação. Em 2020 foi dada continuidade à ação de formação mantendo os temas, mas de maneira a atingir as/os professoras/es das turmas de crianças entre 0 e 3 anos. Essa segunda etapa foi considerada uma pesquisa-ação que pretendeu subsidiar as decisões pedagógicas no que diz respeito ao planejamento, execução, avaliação de seus ambientes e acompanhamento das crianças. As ações se voltaram para orientações sobre como registrar a ação das crianças e como elaborar os relatórios semestrais dirigidos aos pais e aos outros professores das instituições sobre essa ação. Em 2019, a ASA iniciou um processo de mudança na gestão das unidades de educação infantil e solicitou continuidade com os temas relativos ao acompanhamento das crianças e focalização nas ações dos professores diretamente com as crianças. Solicitaram uma avaliação dos ambientes, utilizando as ferramentas ITERS-3 e ECERS-3, com a produção de um diagnóstico da situação que possibilitasse o planejamento de mudanças para o ano de 2020. O relatório da avaliação foi entregue às equipes, com ações de formação para as coordenadoras pedagógicas e as/os professoras/es, com o intuito de implementar mudanças nos ambientes de sala, do refeitório, áreas externas, biblioteca, sala multiuso para melhor utilização dos materiais, brinquedos e equipamentos. Essas ações tiveram foco na discussão sobre como implementar mudanças que favoreçam interações positivas entre as crianças e entre elas e os adultos em geral, visando sempre à ampliação de seus repertórios culturais, sociais e educativos.

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