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Historiografia da educação e da infância: evidências e interpretações

Coordenação: Moysés Kuhlmann Jr.

Equipe:
DPE/FCC: Fabiana S. Fernandes
Bolsista: Renata Brião de Castro
Instituições parceiras: Kelly Rocha de Matos Vasconcelos (UFAM), Miguel Ángel Martínez Velasco (Universidad del Valle, Colômbia) e Pérsida da Silva Ribeiro Miki (UFAM)

Financiamento: FCC, CNPq (bolsa de Produtividade em Pesquisa) e Fapeam (bolsa de doutorado)

Descrição: O projeto tem como referência teórica e metodológica situar a educação no interior das relações sociais como constitutiva dos processos históricos, enfatizando o cuidado em relação às fontes documentais e aos limites existentes nos quadros interpretativos da sociedade, da história, das políticas e práticas educativas. Evidências e interpretações foram consideradas nos entrelaçamentos da história da educação com a história da infância. Deu-se continuidade à trajetória de pesquisas sobre a história das instituições educacionais, com destaque para a educação infantil e o parque infantil (e suas variantes), assim como sobre a história da infância, com destaque para as temáticas da cultura e do folclore, da literatura, brinquedos e brincadeiras. Buscou-se ampliar a análise histórica, considerando as diferentes regiões e municípios do país como constitutivos do processo histórico e não como decorrência mecânica de dinâmicas emanadas dos centros políticos ou como histórias locais isoladas. A pesquisa envolveu ações de formação direta, na orientação e supervisão de pesquisadores, e indiretas, na promoção de intercâmbios nacionais e internacionais.