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  5. Historiografia da Educação no Quadro das Relações Sociais: Infância e Instituições

Historiografia da educação no quadro das relações sociais: infância e instituições

Coordenação: Moysés Kuhlmann Jr.

Pesquisadores colaboradores: Pérsida da Silva Ribeiro Miki (UFAM), José Carlos de Melo (UFMA)

Equipe de pesquisa: Natália Pimenta (bolsista), , Sandra Regina Pereira Ramos (Unisantos), Sonia Onuki (Unisantos), Gilson Braga (Unisantos)

Financiamento: CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa), Capes (bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado), FCC

Parceiros: Unisantos, UFMA, UFAM

Vigência: 2017-2021

Descrição: O projeto, desenvolvido na linha de pesquisa “Infância, História e Política”, começou a ser implantado ao final de 2017 envolvendo parcerias com a Universidade Católica de Santos, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal do Maranhão. A proposta apresenta a perspectiva teórica de considerar a educação no quadro das relações sociais, contribuindo para a historiografia da educação e da infância. Indica dois objetivos específicos: o primeiro, relacionado aos estudos sobre a infância, volta-se aos estudos sobre a historiografia da infância no Brasil, ocupando-se das concepções de Florestan Fernandes e de Gilberto Freyre, bem como do ingresso da obra de Ariès na produção científica nacional. O segundo objetivo volta-se à investigação da história das instituições educacionais, em diferentes modalidades e aspectos, considerando as articulações locais, regionais, nacionais e internacionais, com destaque para os processos de difusão do parque infantil e instituições congêneres. A metodologia segue três eixos para a análise interpretativa: educação, política e formações sociais; processos administrativos e formativos; e propostas e práticas pedagógicas. A estratégia de desenvolvimento do projeto envolve a coordenação e orientação de subprojetos e de participação em redes de intercâmbio, bem como a ampliação do acervo documental disponibilizado na página História da Educação e da Infância, abrigada no portal da FCC. Em 2018, no âmbito da participação na Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina, foi organizado um painel para apresentação na 40ª International Standing Conference for the History of Education, em Berlim e também a preparação da convocatória de um dossiê sobre história da infância para a revista Espacio, Tiempo y Educación, da Espanha, a ser publicado em 2021. Em âmbito nacional, desenvolveram-se ações de intercâmbio com pesquisadores nas seguintes instituições: UEPA, UFAM, UFGD, UFOPA, UFMA. A perspectiva é desenvolver ações no sentido do estabelecimento de uma rede de pesquisas sobre história da infância no Brasil, com  maior abrangência regional. Em relação à ampliação do acervo documental da página História da Educação e da Infância, procedeu-se a minucioso levantamento de documentação cedida por Fúlvia Rosemberg, armazenada em 6 caixas, para o que se contou com a colaboração da bolsista Natália Pimenta. Do total de 638 documentos, 180 deles foram digitalizados para inserção na página, 82 foram encaminhados para depósito na Biblioteca Ana Maria Poppovic e 294 para doação a outras entidades ou para descarte.

 

 

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