1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública – Fase 1

Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública – Fase 1

Pesquisadores DPE/FCC: Gisela Lobo Tartuce (coord.), Patrícia Albieri (coord.), Sandra Unbehaum (coord.)

Equipe de pesquisa: Raquel Souza, Veridiana Parahyba Campos, Liliane Bordignon.

Comitê Executivo: Gisela Lobo Tartuce, Patrícia Albieri, Sandra Unbehaum, Claudia Sintoni (Itaú Social), Juliana Yad (Itaú Social), Patrícia Motta Guedes (Itaú Social), Alexsandro Santos (Instituto Unibanco)

Financiamento: Fundação Itaú Social

Vigência: 2018 – 2019

Descrição: Parceria entre a FCC e o Itaú Social, com o objetivo de elaborar o Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental, divulgá-lo e gerir todo o processo de seleção dos projetos e divulgação dos resultados. Para esse trabalho, foram formados um Comitê Executivo (composto por três pesquisadores da FCC, três representantes do Itaú Social e um especialista externo) e um Comitê Consultivo, composto por especialistas e representantes de organizações ligados aos anos finais do ensino fundamental indicados pela Fundação Itaú Social e pela FCC. Em julho de 2018, foi realizada uma oficina com integrantes dos comitês Executivo e Consultivo e especialistas convidados, para mapeamento dos principais problemas e interesses de pesquisa e definição do escopo teórico-metodológico que deveria nortear as propostas a serem contempladas pelo Edital. Após esforço de elaboração coletiva, o Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública foi lançado em outubro e as inscrições foram iniciadas nesse mês, via sistema on-line desenvolvido pela FCC para tal fim. Findo o período de submissão em 12/12/2018, contabilizaram-se 1.006 inscrições iniciadas e 492 projetos efetivamente inscritos. Paralelamente, um banco de avaliadores foi sendo constituído para avaliá-los. O processo de avaliação ocorreu entre os meses de janeiro e março: análise técnica pela equipe FCC (dez. 2018/jan. 2019); análise de mérito por pareceristas ad hoc (jan./mar. 2019); seleção final pelo Comitê Executivo (mar. 2019); divulgação dos resultados (29/03/2019). Mais informações na página da iniciativa.