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Melhoria da Educação Municipal: formação dos coordenadores pedagógicos gerais em Belo Horizonte

Coordenação: Cláudia Oliveira Pimenta, Fabiana Silva Fernandes (coord.) e Nelson Gimenes (coord.)

Equipe de pesquisa: Paulo Henrique Arcas (bolsista); Lúcia Couto (bolsista)

Financiamento: Fundação Itaú Social

Vigência: 2018-2019

Descrição: O projeto, desenvolvido em articulação com a linha de pesquisa “Infância, História e Política”, teve como objeto parte das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Melhoria da Educação, que está sendo implementado no município de Belo Horizonte/MG, pela FIS e pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). O objetivo geral foi analisar o processo de formação oferecido aos coordenadores pedagógicos gerais (CPG), no âmbito do referido programa, buscando identificar como a atuação desses profissionais vem se configurando e em que medida a formação estava contribuindo para o desenvolvimento profissional deles. Para dar conta desse objetivo, a equipe coletou informações sobre o programa e sobre o processo de formação, por meio de: levantamento documental; entrevistas realizadas com as formadoras do Cieds e com o responsável pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte; observação das rotinas de oito CPGs que participam do processo de formação e entrevistas com eles; aplicação de um survey com questões relativas à atuação dos CPGs, para os coordenadores partícipes e não partícipes do processo de formação; e realizou dois grupos focais (um com coordenadores que participaram e outro com os que não participaram do curso). A análise dos dados forneceu subsídios para que a Fundação Itaú Social possa avaliar a necessidade de aprimoramento do programa Melhoria da Educação, para implementação em outras redes de ensino. Foram entregues dois relatórios (um inicial, em que foram abordados a sistematização das fontes documentais e o processo de preparação do trabalho de campo, e um final, com as análises dos dados obtidos em campo) e um documento síntese com as informações de ambos os relatórios, sistematizadas.

 

 

 

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