Os Planos de Ação elaborados nas unidades municipais de
educação infantil de São Paulo como resultado do processo de avaliação institucional participativo
Pesquisadora colaboradora: Maria Malta Campos (coord.)
Equipe de Pesquisa: Miriam Bizzocchi (FCC), Bruna Ribeiro, Marina Célia Moreira Dias (FE/USP); Sonia Larrubia Valverde (SME-SP), Aline Dias Nascimento
Financiamento: FCC
Parceiro: SME/SP
Vigência: 2017-2018
Descrição: Análise de um conjunto de 159 Planos de Ação elaborados em reuniões das unidades municipais de EI de São Paulo, baseados nos diagnósticos realizados durante o processo de autoavaliação institucional participativa, desenvolvido ao longo do ano de 2016 na rede municipal, do qual participaram também familiares e pessoas da comunidade. Esses documentos apresentam as ações planejadas, os prazos e os responsáveis indicados para obter melhorias em relação aos problemas de qualidade identificados a partir das autoavaliações realizadas coletivamente. A metodologia adotada seguiu três etapas: 1) análise preliminar do conjunto dos planos, publicada em CAMPOS, M. M.; RIBEIRO, B. Autoavaliação institucional participativa em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo – II. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017. p. 65-69. (Textos FCC, v. 51); 2) preenchimento de uma planilha Excel com dados sobre os 159 documentos, utilizando uma ficha descritiva dos documentos coletados, bastante heterogêneos quanto a sua apresentação e extensão; 3) preparação de uma análise qualitativa do conteúdo dos planos (em desenvolvimento). Elaborou-se artigo com os resultados do projeto, que deverá ser publicado em 2020.