1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Programa Escrevendo o Futuro

Programa Escrevendo o Futuro

Pesquisadores DPE/FCC: Marina M. R. Nunes (Coord.), Claudia Leme Ferreira Davis

Equipe de Pesquisa: Ana Claudia Andreotti

Financiamento: Fundação Itaú Social

Vigência: 2017 – 2018

Descrição: O programa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas vinculadas às redes públicas de estados e municípios brasileiros, Coordenado pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) em parceria com a Fundação Itaú Social o programa existe desde 2002 e neste período duas ações ganham destaque: a formação (tanto presencial como a distância) de professores de língua portuguesa e, por meio de parceria firmada com o MEC (Ministério de Educação), em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na qual os melhores textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do Ensino Médio são premiados a cada dois anos.

Neste contexto, o trabalho encerrado em novembro de 2018 cumpriu três objetivos distintos:

  1. Promover subsídios para uma maior reflexão sobre a população que a olimpíada vem atingindo e premiando de modo a pensar sobre suas possibilidades de expansão. Para isso investigou-se sobre quem são os professores semifinalistas e onde lecionam, o que os motiva a participar da olimpíada e quais são as condições de trabalho que lhes são oferecidas, se existem características comuns entre os professores semifinalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa e o que os move para participar das olimpíadas.
  2. Conhecer o perfil dos alunos de três dos cursos online do programa Escrevendo o Futuro: Caminhos da escrita, Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas, e Leitura vai; escrita vem: práticas em sala de aula.
  3. Investigar a relação entre os professores semifinalistas da olimpíada e os professores cursistas do programa escrevendo o futuro.

Ao final foi entregue um relatório contendo os dados analisados e os resultados encontrados juntamente com sugestões para um novo questionário, tanto para os cursos como para a olimpíada com a intenção de melhorar a qualidade dos das informações coletadas.