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Projeto de tradução da ITERS-3, ECERS-3 E SSTWB

Coordenação: Eliana Bhering

Pesquisadores Colaboradores: Blenda Luize Chor Rodrigues (bolsista)

Financiamento: Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC

Vigência: 2015-2019

Descrição: Esse projeto teve como objetivo finalizar a tradução do Early Childhood Environment Rating Scale (ECERS-3) – versão 3 (escala de avaliação de ambientes de pré-escola – versão 3), iniciada em 2017 e conduzir a tradução da Infant and Toddler Environment Rating Scale (ITERS-3). Esses instrumentos americanos poderão ser utilizados em projetos de extensão, pesquisa, estágio institucional e como ferramenta de formação continuada para profissionais de unidades públicas, privadas e voluntárias de educação infantil. Diante da crescente demanda para o uso das escalas de avaliação de ambientes da educação infantil ITERS-R e ECERS-R, traduzidas pelas pesquisadoras Eliana Bhering e Beatriz Abuchaim para serem utilizadas em suas pesquisas, a proposta de traduzir a ECERS-3 e ITERS-3 parece ser pertinente, uma vez que as versões anteriores foram revistas e melhoradas, facilitando principalmente no que diz respeito ao uso em campo para pesquisas e monitoramentos de políticas e práticas. Essas ferramentas podem ser utilizadas pelas próprias unidades educativas (sejam elas públicas ou privadas) para processo de formação e autoavaliação; em pesquisas e em cursos de graduação e pós-graduação em que a avaliação no campo da educação for apropriada. O alcance dessa tradução, quando publicada, irá atingir nível nacional. É inegável a contribuição ao conhecimento que essas escalas podem trazer para o campo da avaliação, da EI, das pesquisas na área e na formação de profissionais que trabalharão com crianças entre 0 e 5 anos. Ambas as escalas serão publicadas pela Cortez Editora, previstas para serem lançadas no primeiro semestre de 2019.

A escala SSTWB (Sustained Shared Thinking and Well Being) é uma ferramenta elaborada por uma equipe inglesa, coordenada pela professora Iram Siraj (da Universidade de Oxford/Inglaterra), seguindo os mesmos padrões das escalas americanas ITERS-3 e ECERS-3. Esta escala tem como foco avaliar se as condições do ambiente favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças entre 2 e 5 anos, e se as crianças dão sinais de bem-estar neste ambiente. Desta maneira, é uma ferramenta que complementa a avaliação da ITERS-3 e ECERS-3, sendo todas três uma grande contribuição para o cenário profissional e científico da Educação Infantil. Esta será também publicada pela Cortez Editora em meados de 2019.

Ambos os projetos de tradução estão inseridos no projeto sendo realizado junto a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, pois serão utilizadas na última avaliação dos ambientes da EI durante o primeiro semestre de 2019.

FCC
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