1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Proposta de aprimoramento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos cursos de formação de professores

Proposta de aprimoramento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos cursos de formação de professores

Coordenação: Gabriela Moriconi (DPE/FCC) e Barbara Born (Instituto Singularidades)

Pesquisador DPE/FCC: Nelson Gimenes

Pesquisadores consultores: Amadeu Moura Bego (Unesp), Daniel Abud Seabra Matos (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP) e Vagner Moralles (Unesp)

Instituição parceira: Instituto Singularidades

Financiamento: Instituto Península e Instituto Lemann

Vigência: 2021-2022

Descrição: O projeto teve como objetivo analisar o desenho atual e propor modificações a serem implementadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) dos cursos de formação de professores do país, tendo em vista adequá-lo: i. à Resolução n. 2, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica; ii. para que apresente características semelhantes às encontradas em avaliações de estudantes do ensino superior em experiências nacionais e/ou internacionais consideradas exitosas. Como parte do projeto, foram realizados um levantamento de literatura e benchmarking sobre avaliações de desempenho de estudantes no ensino superior; um estudo da adequação do Enade à luz das DCN e da BNC-Formação, a partir do formato atual; um relatório apresentando as propostas de aprimoramento do Enade; e um relatório contendo uma amostra de itens que representem os que estariam contidos no Enade de acordo com as propostas de aprimoramento apresentadas.