1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Representações sociais e práticas docentes (Pesquisador visitante)

Representações sociais e práticas docentes (Pesquisador visitante)

Equipe DPE:
Coordenação: Adelina Novaes
Pesquisadora: Lúcia Villas Bôas

Pesquisador visitante: Pedro Humberto Faria Campos (UERJ)

Pesquisadoras parceiras: Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP) e Sandra Lúcia Ferreira (Unicid)

Financiamento: Fapesp (Processo n. 2021/119386)

Vigência: 2021-2023

Descrição: O Projeto “Representações sociais e práticas docentes” refere-se às atividades desenvolvidas pelo pesquisador visitante Pedro Humberto Faria Campos (UERJ) no Ciers-ed e está diretamente associado ao estudo “Olhares psicossociais para a prática docente”. Espera-se que as reflexões teóricas realizadas pelo pesquisador visitante, as estratégias metodológicas empregadas em seus estudos de representações sociais (métodos estruturais, grupos focais, métodos projetivos, estudos do tipo etnográfico), bem como a sua atuação no ensino desses métodos (ministrando disciplinas explicitamente metodológicas em todos níveis universitários, da graduação até o doutorado) quantitativos e qualitativos e o variado trabalho de difusão de métodos, seja pela via de capítulos e artigos ou de cursos, venham a aportar contribuições ao avanço do estudo etnográfico.