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Subjetividade social docente e políticas de subjetividade: aportes de uma perspectiva psicossocial

Pesquisadores DPE/FCC: Adelina Novaes (coord.)

Equipe de pesquisa: Erika Kulessa de Souza

Financiamento: CNPq, Unicid, FCC

Parceiro: Unicid

Vigência: 2017-2020

Descrição: No segundo ano de desenvolvimento, o projeto deu continuidade ao esforço de aprofundamento da investigação acerca da conexão entre subjetividade social e representações sociais com o intuito de apresentar contributos aos estudos educacionais fundamentados em uma perspectiva psicossocial. Para tal, buscou-se realizar aprofundamento teórico no que concerne à produção social da subjetividade docente, com um enfoque na abordagem dialógica das representações sociais, ao recorrer à tríade dialógica sistematizada por Ivana Marková. Complementarmente ao investimento teórico no sentido de cercar o constructo subjetividade social, foram realizados dois dos quatro grupos focais previstos, orientados pela proposta teórico-metodológica da dialogicidade. Também foram coletadas informações por meio da Metodologia Q junto a 50 docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da cidade de São Paulo. As atividades futuras do projeto incluem a realização de dois grupos focais, o estudo da fatorial Q, a sistematização e a análise dos resultados, que contará com a consultoria de Ivana Marková (será realizada uma viagem à Cambridge, Inglaterra, no ano de 2019 para este fim).

FCC
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