1. Início
  2. |
  3. Prêmios
  4. |
  5. Prêmio Capes de Teses

FCC na seleção e disseminação das melhores teses das áreas de Educação e Ensino

Parceria

Desde 2012, a FCC soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em educação, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino, vencedoras nas categorias de Melhor Tese e Menção Honrosa.

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.

Melhores teses

 

20192018201720162015201420132012

Educação

Melhor Tese

P2h {Pirâmide da pedagogia Hacker = [vivências do (In) possível]}
Autora: Karina Moreira Menezes
Orientador: Nelson De Luca Pretto
Instituição: UFBA (Universidade Federal da Bahia)

Menção Honrosa

O PNE e as Universidades Estaduais Brasileiras: Assimetrias Institucionais, expansão e financiamento
Autora: Renata Ramos da Silva Carvalho
Orientador: Nelson Cardoso Amaral
Instituição: UFG (Universidade Federal de Goiás)

Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos
Autora: Vantielen da Silva Silva
Orientador: Dionísio Burak
Instituição: UEPG (Universidade Estadual de Ponta de Grossa)

Ensino

 Melhor Tese

O Currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do ensino fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima
Autora: Luzia Voltolini
Orientadora: Carmen Teresa Kaiber
Instituição: ULBRA (Universidade Luterana do Brasil)

Menção Honrosa

Educação Científica e Cultura Política Democrática: Um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de ciências nas séries iniciais
Autor: Edgar Miranda da Silva
Orientadora: Rita Vilanova Prata
Instituição: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

"Como você chegou a esse resultado?" O diálogo nas aulas de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autora: Ana Carolina Faustino
Orientador: Ole Skovsmose
Instituição: UNESP-RC (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Rio Claro)

Educação

Melhor Tese

Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa
Autora: Andriele Ferreira Muri
Orientadora: Profª. Drª. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Menção Honrosa

Eu fiz meu game um framework para criação de jogos digitais por crianças
Autora: Adriana Gomes Alves
Orientadora: Profª. Drª. Regina Celia Linhares Hostins
Instituição:  Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Documentação pedagógica: A produção da criança protagonista e do professor designer
Autora: Cláudia Inês Horn
Orientadora: Profª. Drª. Eli Terezinha Henn Fabris
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Ensino

Melhor Tese

O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento
Autora: Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski
Orientadora: Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Menção Honrosa

O Método Cognitivo-histórico e o Ensino de Física mediado por Epistemologias
Autora: Paola Jardim Cauduro
Orientador: Profº. Drº. Everton Ludke
Instituição:  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Políticas públicas de formação continuada de professores: Investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Autor: Paulo Vinicius dos Santos Rebeque
Orientadora: Profª Drª. Fernanda Ostermann
Instituição:  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Educação

Melhor Tese

O exercício da docência no ensino médio: a centralidade do papel do professor no trabalho com jovens da periferia 
Premiada: Silvana Soares de Araujo Mesquita
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Orientadora:  Prof.ª  Dr.ª Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis

 

Ensino

Melhor Tese

A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica
Premiada: Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
Instituição
: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientadora: Prof.º Dr.º Carlos Alberto Marques

Educação

Melhor Tese

Pais e Filhos na província do Paraná: uma história da educação de criança pela família
Premiada: Juarez José Tuchinski dos Anjos
Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR). Programa de Pós-Graduação de Educação
Orientadora:  Prof.ª  Dr.ª Gizele de Souza

Menção Honrosa

As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro
Premiada: Ana Cristina Prado de Oliveira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Pós-Graduação de Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Cynthia Paes de Carvalho

Na Periferia das Periferias: o não-lugar escolar e a pedagogia do destino
Premiada: Maria Cristina Schefer
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Programa de Pós-Graduação de Educação
Orientadora:  Prof.ª  Dr.ª Gelsa Knijnik

Ensino

Melhor Tese

A Experiência Matemática no Universo dos Jogos Digitais: o processo do jogar e o raciocínio lógico e matemático
Premiado: Cristiano Natal Tonéis
Instituição: Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP). Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Janete Bolite Frant

Menção Honrosa

Contribuições iniciais para uma Filosofia da Educação em Ciências
Premiado: Juliano Camillo
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Orientador: Prof.º  Dr.º Cristiano Rodrigues de Mattos

O Potencial Didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representações gráficas da dinâmica interna da Terra
Premiado: Edson Roberto de Souza
Instituição: Universidade de Campinas (Unicamp). Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Denise De La Corte Bacci; David Brusi Belmonte

Educação

Melhor Tese

Por uma didática da invenção surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro
Premiada: Cristiane Correia Taveira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Vera Maria Ferrão Candau

 Menção Honrosa

Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docência
Premiadoa: Patrícia Daniela Maciel
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª  Maria Manuela Alves Garcia

Juventude e conhecimento escolar: um estudo sobre o (des)interesse
Premiada: Roseli Regis dos Reis
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Orientador: Prof.º  Dr.º José Geraldo Silveira Bueno

Ensino

Melhor Tese

A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa
Premiado: Filipe Santos Fernandes
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Rio Claro. Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática
Orientador: Prof.º  Dr.º Antonio Vicente Marafioti Garnica

Menção Honrosa

Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital
Premiada: France Fraiha-Martins
Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Memória mediada na aprendizagem de Física: problematizando a afirmação “Não me lembro de nada das aulas do ano passado!”
Premiada: Marta Máximo Pereira
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Maria Lucia Vital dos Santos Abib

Educação

Melhor Tese

Carlos de Laet: entre o magistério, a política e a fé
Premiada: Rosana Llopis Alves
Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Menção Honrosa

Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis
Premiado(a): Alexandre Martins Joca
Instituição: Universidade Federal do Ceará (UFC). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientador(a): Prof.º  Dr.º Miguel Vale de Almeida

Ensino em casa no Brasil: um desafio à escola?
Premiada: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós Graduação em Educação
Orientador: Prof.º  Dr.º Romualdo Luiz Portela de Oliveira

Ensino

Melhor Tese

Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação
Premiado: Paulo Roberto Menezes Lima Junior
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação de Ensino de Física
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Fernanda Ostermann

Menção Honrosa

Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino
Premiado: André Lúcio Grande
Instituição: Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática
Orientador: Prof.º  Dr.º Benedito Antonio da Silva

Autodeterminação e ensino por investigação: construindo elementos para promoção da autonomia em aulas de física
Premiada: Luiz Clement
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação de Educação Cientifica e Tecnológica
Orientador: Prof.º  Dr.º José Francisco Custódio Filho

Educação

Melhor Tese

Homossexuais são… Revisitando livros de Medicina, Psicologia e Educação a partir da perspectiva Queer
Premiado: Jackson Ronie Sá da Silva
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Edla Eggert

Menção Honrosa 

Ex-alunos Negros Cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico
Premiada: Daniela Frida Drelich
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Vera Maria Ferrão Candau

História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural
Premiada: Lisiane Sias Manke
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Programa de Pós Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Eliane Peres

Ensino

Melhor Tese

A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio
Premiada: Marli Dallagnol Frison
Instituição: Universidade Federal do Rio Grando do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação: Educação.
Orientadora: Prof.º  Dr.º José Cláudio Del Pino

Menção Honrosa 

A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994
Premiada: Gabriel Loureiro de Lima
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática
Orientador: Prof.º  Dr.º Benedito Antonio Da Silva

Educação

Melhor Tese

Transtornos de aprendizagem: quando “ir mal na escola” torna-se um problema médico e/ou psicológico
Premiada: Katia Cristina Silva Forli Bautheney
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Rosângela Gavioli Prieto

Menção Honrosa 

Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945)
Premiado: Sidney Aguilar Filho
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Prof.º  Dr.º Ediogenes Aragão Santos

Comprometimento do aluno: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da Educação Superior
Premiada: Vera Lucia Felicetti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós Graduação em Educação
Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Marília Costa Morosini

 Ensino

Menção Honrosa 

Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar
Premiado(a): Eva Teresinha de Oliveira Boff
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós Graduação em Educação
Orientador(a): Prof.º  Dr.º José Cláudio Del Pino

FCC
Skip to content