Incentivo a quem ensina a ensinar

 

Criado em 2011, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa da FCC que valoriza e divulga experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica.

Além do mérito e do reconhecimento conferido a essas experiências, os premiados são agraciados com um prêmio em dinheiro e um troféu, que é réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter, abrigada no jardim interno da Fundação. O detalhamento de cada trabalho premiado é publicado em Textos FCC.

A cada edição, a seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. É considerada a metodologia de ensino retratada na utilização de estratégias que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do trabalho visando ao aprendizado da docência.

A iniciativa também é uma homenagem ao Prof. Dr. Rubens Murillo Marques, um dos presidentes fundadores da Fundação Carlos Chagas. É o reconhecimento de sua trajetória acadêmica e do empenho no comando desta instituição.

Biografia

Rubens Murillo Marques

Bacharelou-se em Física pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo), em 1960.

Em 1961, ingressou no ensino universitário no Departamento de Estatística da Faculdade de Higiene e Saúde Pública e, em 1965, tornou-se Livre Docente. No ano seguinte, assumiu o posto de professor da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Onde, logo depois, coordenou a implantação do Instituto de Matemática, tornando-se seu primeiro Diretor. Nessa mesma universidade, idealizou e implementou o primeiro curso de nível superior de Bacharelado em Estatística no Brasil, em 1968.

Em seguida, criou o curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Dentre suas atuações, destacam-se: Professor de Matemática no Ginásio Estadual da Vila Romana, na capital paulista; Professor de Matemática e Física no Colégio Bandeirantes-SP; Diretor Técnico-Pedagógico do Colégio Anglo-Latino; Presidente da Câmara Curricular (1969/71), Coordenador de Curso Superior (1972/75) e Professor Titular de Estatística Matemática na Unicamp; Diretor-Geral do Departamento de Estatística da Secretaria da Economia e Planejamento (1979-1983); Diretor Executivo e Fundador da Fundação SEADE.

Na Fundação Carlos Chagas, ocupou diversos cargos. Membro do Conselho, foi Diretor-Presidente entre 1986 e 2009. Em 2010, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à instituição, recebeu o título de Presidente de Honra. Saiba mais sobre a trajetória de Rubens Murillo Marques em entrevista concedida à TV Unicamp, em 2015.