Debate coletivo sobre o clima escolar pode se tornar um instrumento de aprimoramento das relações na escola, revela estudo
Estudo analisou o clima escolar em uma escola de ensino integral do estado de São Paulo e identificou como diferentes perspectivas podem contribuir para a compreensão de como aprimorar o clima escolar
O clima escolar, quando compreendido e discutido coletivamente, pode se tornar um instrumento pertinente para o aprimoramento das relações e da convivência na escola. Esse foi um dos resultados encontrados em pesquisa realizada em uma escola do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo, por três pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos e da Fundação Carlos Chagas, ocorreu entre 2019 e 2023, por meio de observações, aplicação de questionários e uma devolutiva coletiva dos dados à comunidade escolar.
O estudo partiu da hipótese de que, ao regularem internamente os espaços e tempos criados pelo Programa, os agentes escolares poderiam construir uma educação democraticamente orientada, processo no qual o clima escolar é fator de significativa relevância. Segundo estudos internacionais, o clima escolar pode afetar os estudantes em diversos aspectos, como frequência, permanência, abandono, motivação para aprender, desempenho em avaliações internas e externas, comportamentos, sentimentos de pertencimento e de justiça, satisfação com a escola, além do valor atribuído ao conhecimento e ao autoconceito.
Os resultados encontrados neste relatório indicaram que o estudo do clima escolar é de grande relevância para a construção de um ambiente respeitoso e democrático. A avaliação do clima escolar pode facilitar a compreensão sobre percepções coletivas na escola e a devolutiva dos dados possibilitou que educadores e gestores reconhecessem tensões e potencialidades do cotidiano escolar.
Por fim, a pesquisa pode contribuir na análise do clima escolar e evidenciar a importância de metodologias participativas na investigação e no estudo acadêmico. Por meio dos dados coletados e de uma devolutiva participativa, foi possível transformar as informações encontradas em pontos de partida para reflexão e ação dentro da própria escola.
REFERÊNCIAS
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Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D’Alessandro, A. (2013). A Review of School Climate Research. Review of Educational Research, 83(3), 357-385.https://doi.org/10.3102/0034654313483907
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