Divulgação Científica

  • Início
  • |
  • Fluxo Educação
  • |
  • Desafios e possibilidades da formação docente entre universidades e escolas no século XXI
www.fcc.org.br

Desafios e possibilidades da formação docente entre universidades e escolas no século XXI

Dossiê reúne experiências de diferentes países sobre formação e valorização de professores

Autor- Giovanna Carvalho Sardinha, Fundação Carlos Chagas, São Paulo (SP), Brasil, sardinhagiovanna@gmail.com,Fluxo Educação | CP -05/11/2025 14:56:10

A formação de professores é um dos grandes desafios da educação. Como formar profissionais que dominem os conhecimentos necessários para o exercício da docência e que, ao mesmo tempo, sejam valorizados, em uma sociedade desigual e diversa? O dossiê “Universalização e profissionalização da formação docente: tensões e possibilidades” reúne pesquisas feitas no Brasil, Quebec, França e Suíça para analisar tais questões.

O conjunto de textos, de autoria de Francesco Arcidiacono, Bernard Wentzel, Eliana Ayoub, Flavia Medeiros Sarti, Guilherme do Val Toledo Prado, Isabelle Vivegnis, Josée-Anne Gouin, Larissa Cerignoni Benites, Marina Cyrino, Pierre-Olivier Hudon, Regina Zanella Penteado, Roque Luiz Bikel, Silvia Lopes da Silva Macedo e Samuel de Souza Neto, mostra como a formação inicial pode explorar o potencial dos estudantes nas universidades de diferentes maneiras e, ao mesmo tempo, estabelecer parcerias com os professores mais experientes, que já estão em exercício nas escolas, com o objetivo de preparar profissionais de alto nível.

Pautados em discussões sobre práticas formativas-reflexivas, desenvolvimento profissional e estágio supervisionado, os autores apresentam experiências de campo, relatos e estratégias vivenciadas em universidades e escolas. O dossiê evidencia que dispositivos formativos, como relatórios, cartas escritas à mão, dissertações ou atividades em sala de aula, podem incentivar a reflexão crítica, estimulando a autonomia e aproximando a universidade da escola. Esses dispositivos ajudam a compreender como futuros professores constroem sua identidade profissional e se apropriam das culturas docentes, em um cenário de instabilidade, escassez de recursos e pressões externas.

Mais do que denunciar os problemas envolvidos na formação docente, os textos anunciam ideias e caminhos para fortalecê-la. O dossiê evidencia que a universitarização e a profissionalização não são processos automáticos: é necessário que teoria e prática caminhem lado a lado, já que a qualidade da educação depende, dentre outros aspectos, de políticas que reconheçam a complexidade da formação e da prática docente. Assim, ao reunir diferentes experiências e reflexões, os textos contribuem para fomentar o debate sobre o futuro da formação de professores      

REFERÊNCIAS

Arcidiacono, F., Wentzel, B., & Vivegnis, I. (2025). Dispositivos de pesquisa-formação para profissionalizar os(as) professores(as). Cadernos de Pesquisa, 55, Artigo e11454.https://doi.org/10.1590/1980531411454_pt

Bikel, R. L., & Benites, L. C. (2025). A cooperação entre os agentes da formação no  estágio curricular supervisionado. Cadernos de Pesquisa, 55, Artigo e11394.https://doi.org/10.1590/1980531411394

Cyrino, M., Ayoub, E., & Prado, G. do V. T. (2025). Cartas escritas à mão: Memórias, vivências e reflexões no estágio supervisionado. Cadernos de Pesquisa, 55, Artigo e11414.https://doi.org/10.1590/1980531411414

Hudon, P.-O., & Gouin, J.-A. (2025). Mentoria e práticas em sala de aula: Percepções dos estagiários. Cadernos de Pesquisa, 55, Artigo e11398.https://doi.org/10.1590/1980531411398_pt

Macedo, S. L. da S. (2025). Contribuições das dissertações para formação de professores  do ensino fundamental na França. Cadernos de Pesquisa, 55, Artigo e11435.https://doi.org/10.1590/1980531411435

Penteado, R. Z., & Sarti, F. M. (2025). Acompanhamento e desenvolvimento do estágio na formação docente em EaD. Cadernos de Pesquisa, 55, Artigo e11412.https://doi.org/10.1590/1980531411412

Sarti, F. M., Souza Neto, S. de, Wentzel, B., & Macedo, S. L. da S. (2025). Apresentação – Formar os professores na universidade: Um desafio sempre renovado e estimulante. Cadernos de Pesquisa, 55, Apresentação e12303.https://doi.org/10.1590/1980531412303

LEIA O ARTIGO EM

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/12303

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11454

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11435

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11414

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11398

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11412

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11394


Voltar