Diversidade no ensino superior é tema de pesquisa reconhecida pelo Prêmio Capes de Tese 2024
Tese recebeu menção honrosa na área de Educação abordou a relação entre avaliação e diversidade institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
O respeito à identidade e à diversidade de instituições é um princípio estabelecido em lei e reconhece a heterogeneidade da educação no Brasil. Atese de Jane Cristina da Silva Pintodefende que a adoção de procedimentos burocráticos e de regulação têm dificultado que a avaliação institucional externa seja capaz de traduzir a diversidade das instituições de educação superior brasileiras.
Reconhecida com menção honrosa em Educação noPrêmio Capes de Tese 2024, a pesquisa de doutorado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).
O estudo buscou compreender a relação entre avaliação e diversidade institucional, estabelecidas peloSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a partir das contradições e mediações que se materializam na implementação da política pública pelo Estado.
Para a coleta dos dados, foram utilizadas a análise documental e entrevistas com reitores e diretores de 11 instituições de educação superior, sendo três públicas e oito privadas. O materialismo histórico-dialético foi escolhido como método de pesquisa e permitiu compreender a realidade a partir das categorias analíticas de totalidade, de contradição e de mediação.
Para essa análise foram adotadas outras categorias a partir das entrevistas e observação para avaliação e regulação da educação superior; avaliação institucional externa e diversidade institucional, e heterogeneidade da educação superior e economia do conhecimento.
Diversidade na universidade
A pesquisa de Jane, pesquisadora e também servidora pública no Ministério da Educação (MEC), constatou que a avaliação institucional externa tem procedido de forma a homogeneizar as instituições de educação superior (IES) ao adotar instrumentos e práticas avaliativas que limitam a percepção da diversidade institucional, desconsiderando as características e identidades institucionais.
Por outro lado, a regulação também diferencia as instituições de ensino, uma vez que flexibiliza normas e estabelece um padrão regulatório de acordo com o desempenho obtido nas avaliações. Apesar das críticas ao caráter burocrático e regulatório da avaliação institucional externa, Jane acredita que para a melhoria da qualidade e do desenvolvimento institucional é preciso se articular com a avaliação interna.
"É preciso se aprimorar a avaliação para entender a diversidade das universidades e de quem faz parte delas. O Sinaes foi concebido como uma avaliação formativa e emancipadora que tem se materializado como controle e regulação, desconsiderando a diversidade institucional e as diferentes configurações que as IES assumem no sistema federal de ensino", comenta a autora da pesquisa.
Sobre a premiação
Com a indicação da sua tese já na sua banca de defesa e em acordo com o grupo de pesquisa que integra, Jane reconhece a premiação como um incentivo após uma jornada de conciliação entre pesquisa, trabalho e vida pessoal.
"Esse prêmio promove e valoriza a educação pública de qualidade. Ele pode estimular que outras instituições e pesquisadores possam participar desse processo de aprendizado contínuo. Isso que vale a pena, é um mérito coletivo e que pode influenciar positivamente outras pessoas a participarem", completa.
Saiba mais
Prêmio CAPES de Tese
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.
Autor da tese:Jane Cristina da Silva Pinto
Instituição:Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Orientador:José Vieira de Sousa