Divulgação Científica

www.fcc.org.br

Ensino de estatística e amostragem são tema de tese reconhecida pela Capes em 2024

Pesquisa recebeu menção honrosa na área de Ensino e propõe uma intervenção pedagógica no aprendizado de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Autor- Jade Castilho,Fluxo Educação -10/01/2025 18:06:14

Em uma sociedade com circulação massiva de informações e dados, desenvolver habilidades de interpretação e realização sobre pesquisas estatísticas (censitárias e amostrais), se faz necessário para promoção de uma compreensão fundamentada dos fenômenos sociais, permitindo análises mais precisas e tomadas de decisão informadas. 

Assim que Luan Costa de Luna idealizou sua tese de doutorado voltada para o ensino de Estatística. IntituladaEnsino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental, a pesquisa foi reconhecida com menção honrosa na categoria de ensino. 

Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), a pesquisa abordou o ensino de estatística na educação básica. 

O estudo teve como objetivo propor uma gradação da aprendizagem de conceitos relacionados à amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano). 

Segundo Luan, a proposta da tese objetiva preencher uma lacuna da Base Nacional Comum Curricular, por não conter uma gradação efetiva das habilidades de aprendizagem de amostragem.

Desafios e caminhos possíveis 

O pesquisador dividiu seu estudo em três partes. Primeiro, realizou uma análise de todos os 88 livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) nos anos de 2017 e 2020 para mapear o que estava proposto nos materiais sobre o conceito de amostragem. 

Em seguida, Luan aplicou questionário de levantamento de conhecimentos prévios com 307 estudantes (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) da Região Metropolitana do Recife de escolas públicas para saber o que os estudantes entendiam por  conceitos referentes à amostragem. 

Em seguida, desenvolveu uma pesquisa semi-experimental (grupo experimental e controle), com aplicação de pré-teste, intervenção e pós-teste. Ao todo participaram 350 estudantes (6º e 9º anos do Ensino Fundamental) de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, público esse diferente do que participou do questionário de levantamento de conhecimentos prévios.

Para os estudantes que participaram do grupo experimental, Luan desenvolveu uma intervenção de ensino de quatro aulas com duração de 50 minutos cada. Com foco em atividades em grupo e sistematização de conceitos feitas pelos próprios educandos, o projeto de intervenção evidenciou avanços de aprendizagem. 

"Nas quatro aulas, já começava com a atividade prática para eles resolverem e debaterem entre si as ideias. A sistematização, eles que de fato faziam e eu apenas mediava e provocava, eles que dialogavam sobre isso", comenta Luan. 

Para o pesquisador, a abordagem do conceito com a aproximação de contextos autênticos, por exemplo, podem apoiar o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes sobre suas diferentes realidades e acontecimentos vivenciados no seu dia a dia. 

Com os resultados das três fases da pesquisa, Luan explicou que isso permitiu a criação de uma progressão para o ensino de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental. Essa progressão contempla habilidades que vão das mais simples às mais sofisticadas, visando facilitar a compreensão dos estudantes. 

O pesquisador acredita que essa estrutura possibilitará um ensino sistemático e gradual dos conceitos, beneficiando tanto professores da educação básica quanto estudantes, além de apoiadores na elaboração de propostas curriculares, autores de livros didáticos, e profissionais envolvidos em processos formativos, entre outros.

Sobre a premiação 

Com a menção honrosa, Luan conta que sua pesquisa teve visibilidade, especialmente com o convite para aulas em cursos de graduação e em programas de pós-graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. Para ele, a premiação representa a visibilidade para a pesquisa brasileira. 

"O impacto desse prêmio é a visibilidade da pesquisa, da área de educação estatística e o papel que a educação estatística assume na formação dos nossos estudantes. Mais pessoas terão acesso à minha produção e eu pretendo continuar a pesquisa sobre isso, porque ainda tem muita coisa para avançar", completa Luan. 

Saiba mais
Prêmio CAPES de Tese
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.

Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor: Luan Costa de Luna
Instituição:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
Orientadora: Gilda Lisboa Guimarães

Voltar