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Guia de letramento apoia professores na avaliação da aprendizagem de línguas com crianças

E-book desenvolvido por pesquisadoras aborda como a implementação da autoavaliação com crianças pode fortalecer habilidades como a autorregulação, o pensamento crítico e a autonomia no aprendizado de línguas

Autor- Juliana Reichert Assunção Tonelli, Professora Associada, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil, jtonelli@uel.br,Fluxo Educação | EAE -04/12/2025 15:02:13

Como avaliar o aprendizado de línguas em crianças cada vez mais jovens? Esse debate tem tomado lugar nas escolas nos últimos anos. A partir desse questionamento, pesquisadoras elaboraram um guia teórico-prático para professores de inglês interessados em desenvolver a autoavaliação como estratégia de aprendizagem com crianças. 

O e-book interativo é resultado de estudo desenvolvido a partir de um curso online realizado em 2020, com professores de inglês de crianças e jovens aprendizes. As discussões no curso de extensão analisaram as necessidades dos professores, que refletiram sobre conceitos de avaliação, autoavaliação e feedback para crianças.

A pesquisa, publicada na revista Estudos em Avaliação Educacional, de autoria de Juliana Reichert Assunção Tonelli e Thais Rossafa Tavares Balbino, surgiu da necessidade de promover a autonomia e o engajamento dos alunos por meio da autoavaliação, prática que ainda é pouco explorada em contextos de ensino de línguas adicionais no Brasil. Essa abordagem conecta diretamente a formação de professores com a realidade das salas de aula e contribui para um ensino mais democrático e centrado no aluno.

Os resultados indicam que a implementação da autoavaliação com crianças pode fortalecer habilidades como a autorregulação, o pensamento crítico e a autonomia no aprendizado de línguas. Além disso, a prática favorece um ambiente menos ansioso e mais colaborativo, reduzindo a sobrecarga de feedback para os professores e incentivando os alunos a se tornarem protagonistas do próprio processo de aprendizagem. 

Por fim, o estudo ainda aponta desafios para a adoção ampla da autoavaliação, como a necessidade de formação específica de professores em letramento em avaliação e o desenvolvimento de materiais adequados à faixa etária das crianças. 

Para as autoras, o guia pode servir como modelo para novas iniciativas de capacitação docente e inspirar pesquisas futuras sobre práticas avaliativas inovadoras no ensino de línguas. Além disso, a expectativa é que o uso da autoavaliação contribua para uma educação linguística mais inclusiva, democrática e eficaz.

REFERÊNCIAS

Balbino, T. R. T., & Tonelli, J. R. A. (Orgs.). (2022). Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: Um guia teórico-prático para professores. Pedro & João.

LEIA O ARTIGO EM

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11480

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