Divulgação Científica

  • Início
  • |
  • Fluxo Educação
  • |
  • Nível socioeconômico e profissionalização docente influenciam abandono escolar no Ensino Médio
www.fcc.org.br

Nível socioeconômico e profissionalização docente influenciam abandono escolar no Ensino Médio

Estudo analisa o avanço da Meta 3 do Plano Nacional de Educação para a universalização do Ensino Médio e destaca a influência do nível socioeconômico e da profissionalização docente, em diálogo com políticas públicas recentes de combate à evasão.

Autor- Rodrigo Travitzki Professor contratado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP. r.travitzki@gmail.com,Fluxo Educação | EAE -29/05/2025 14:12:33

A universalização do Ensino Médio no Brasil está prevista na Meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE), vigente entre 2014 e 2024. O Censo Escolar 2023 revelou que a evasão no ensino médio atingiu níveis considerados preocupantes, fato que destaca a necessidade do desenvolvimento de estratégias eficazes para atrair e reter os estudantes. 

Em que medida políticas como o Novo Ensino Médio e o Pé de Meia podem ajudar nesse sentido? Quais fatores são mais prioritários na busca por um Ensino Médio para todos, como determina a lei?

Um estudo publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional analisou a Meta 3 do PNE, que busca garantir a frequência de 85% dos jovens no Ensino Médio. A pesquisa utilizou dados oficiais para monitorar indicadores educacionais e examinou fatores associados ao abandono escolar.

O levantamento identificou que, apesar de avanços nas últimas décadas, ainda estamos abaixo da meta estabelecida no PNE. Entre os principais fatores que influenciam o abandono escolar, estão o nível socioeconômico, a profissionalização da carreira docente, o ensino em tempo integral, além do acesso à internet para a aprendizagem. Também há diferenças entre os resultados encontrados em diferentes estados. 

Os resultados apontados dialogam com políticas públicas recentes. Segundo a pesquisa, iniciativas como o Pé de Meia, bolsa de permanência para estudantes de baixa renda, têm potencial para reduzir o abandono escolar. No entanto, de acordo com o estudo, o Novo Ensino Médio não deve aumentar a atratividade dessa etapa de ensino; ele pode inclusive reduzi-la. 

Para saber mais, acesse o artigo completo. 

Leia o artigo em:

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10907 

Voltar