O professor e o ato de ensinar: pesquisa aborda importância da ação docente e da mediação pedagógica na construção do conhecimento
Publicado pela Fundação Carlos Chagas, artigo debate o ensino como processo de troca e diálogo entre estudantes e educadores
A sala de aula é um espaço de interações, negociações e de produção de novos sentidos e do pensamento crítico. Isso acontece a partir da relação entre docentes e estudantes, que formam uma rede de interações, de experiências, de vivências e histórias de vidas.
A pesquisa intituladaO professor e o ato de ensinar, publicada na revistaCadernos de Pesquisada Fundação Carlos Chagas, examina a relação entre a ação docente e o conceito de mediação pedagógica.
O estudo argumenta que o ensino é um processo que vai além da simples transmissão de conhecimento, envolvendo a criação de condições para que os alunos avancem em seu desenvolvimento cognitivo com o apoio do professor.
Por meio da teoria da zona proximal de desenvolvimento, a pesquisa refere-se à diferença entre o que o aluno pode fazer sozinho e o que pode realizar com orientação. O artigo destaca a importância da intencionalidade e da sensibilidade do professor para identificar e explorar essas zonas de desenvolvimento, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
Segundo o autor, os conteúdos escolares, previstos nas políticas educacionais e em currículos prescritivos, somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação e a partir da mediação pedagógica de educadores.
Por fim, o estudo contribui para a compreensão do papel ativo do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que considerem as potencialidades dos alunos e favoreçam o seu crescimento intelectual.