Divulgação Científica

  • Início
  • |
  • Fluxo Educação
  • |
  • Pesquisa analisa modalidades e práticas de formação continuada de professores em estados e municípios brasileiros
www.fcc.org.br

Pesquisa analisa modalidades e práticas de formação continuada de professores em estados e municípios brasileiros

Relatório da Fundação Carlos Chagas apresenta iniciativas voltadas ao aprimoramento profissional dos docentes e à melhoria da qualidade da educação oferecida nas redes públicas de ensino

Autor- Jade Castilho,Fluxo Educação -11/08/2025 13:27:35

A formação continuada é uma das estratégias que têm contribuído para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a qualidade dos processos educativos no país. Com o objetivo de verificar como essas práticas têm ocorrido ao redor do Brasil, uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas (FCC) apresentauma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros.

O volume da sérieTextos FCCbuscou verificar como a formação continuada tem sido realizada, especialmente a partir das escolhas das secretarias estaduais (SEEs) e municipais (SEMs) de educação diante das demandas existentes, as modalidades por meio das quais as ações desencadeadas são implementadas, os processos de monitoramento e avaliação empregados.

O relatório foi coordenado pela pesquisadora consultora da FCC, Claudia Davis, e contou com a participação dePatricia Albieri de Almeida, doDepartamento de Pesquisas Educacionais (DPE). Marina Muniz Nunes, Ana Paula Ferreira da Silva e Juliana Cedro de Souza colaboraram com o estudo. 

A pesquisa foi realizada em quatro etapas distintas, com o levantamento de estudos bibliográficos já feitos e relacionados ao tema; a elaboração de instrumentos de pesquisa e a coleta de dados com gestores das secretarias de educação; o tratamento e análise dos dados coletados; por fim, a última etapa consistiu na organização do texto final com a contribuição de um painel de especialistas.

A coleta de dados envolveu entrevistas com pessoas diretamente envolvidas na formação continuada em 19 secretarias municipais e estaduais de educação de diferentes regiões do país. Os resultados mostraram a presença de ações orientadas basicamente para as séries iniciais do ensino fundamental, privilegiando as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. 

Esses programas adotam, principalmente, duas perspectivas: a individualizada, que busca valorizar o próprio professor, sanando suas dificuldades de formação; e a colaborativa, que se centra em atividades que têm lugar predominantemente nas escolas, com ações que dão ênfase ao trabalho partilhado, na tentativa de superar o isolamento dos docentes. 

De acordo com o relatório, independentemente da abordagem utilizada, grande parte das secretarias de educação entrevistadas considera que modalidades de formação mais duradouras e sistemáticas são mais produtivas em promover a aprendizagem docente, direcionada para a modificação da prática pedagógica em sala de aula. 

Além disso, segundo o levantamento, observou-se que as secretarias estudadas têm dificuldade em avaliar e acompanhar a aprendizagem dos docentes ao término de sua participação nas ações de formação continuada, algo que é feito indiretamente, fazendo uso dos resultados escolares alcançados pelos alunos nas avaliações nacionais e/ou estaduais.

Para que se possa contar com uma política de formação continuada sólida, de acordo com o estudo, é preciso que se fortaleça a escola como um todo e os seus professores em seu desenvolvimento profissional, a partir de políticas formativas que apresentem coerência interna (entre objetivos, métodos e resultados buscados) e coerência entre as demais  políticas voltadas para o desenvolvimento profissional dos professores. 

Para isso, estratégias como o incentivo às escolas de se transformarem em espaços colaborativos de formação profissional, o investimento em centros de formação e o acompanhamento da implementação de mudanças no apoio às escolas e na interação delas com as universidades podem contribuir para a formação continuada de professores. 

Acesse o relatório completo da pesquisa publicado na sérieTextos FCC

Saiba mais

Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros

Voltar