A construção de subjetividades indígenas no ensino superior é tema de tese premiada pela Capes em 2024
Pesquisa reconhecida com menção honrosa na área de Ensino abordou vivências dos povos indígenas Kaiowá e Guarani do Mato Grosso do Sul
O que acontece quando indígenas entram na universidade? Como se dá o retorno, ou não, para as suas aldeias? Essas foram algumas das perguntas que direcionaram atese de doutorado de Jorge Orjuela-Bernal, reconhecida com menção honrosa na área de Ensino peloPrêmio Capes de Tese 2024.
Jorge, com raízes em uma família de camponeses colombianos e atualmente vivendo no Brasil, incorpora na sua atuação profissional acadêmica, sua defesa ativa às causas indígenas, quilombolas e camponesas, reafirmando seu compromisso com essas lutas.
Seu doutorado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Campus de Rio Claro, investigou a produção de subjetividades indígenas que se formaram na Educação Superior e se encontram vivendo nas suas comunidades de origem.
Para a pesquisa, Jorge acompanhou, especificamente, as comunidades Kaiowá e Guarani do Tekoha Takuapiry, localizado no município de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, o segundo estado brasileiro com maior presença de população indígena no país e um dos quais tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento constante de estudantes indígenas que ingressam na Educação Superior.
Um caminho feito emconjunto
A partir desse recorte, a pesquisa apresentou duas problematizações: a primeira, na direção das afirmações de vida, ou seja, das diferentes dimensões da experiência humana produzidas por esses indígenas que, tendo se formado na Educação Superior, continuam a viver nas suas comunidades; e a segunda, no caminho de indagar como a Educação Matemática pode operar tanto com esses modos de vida que são produzidos quanto com as teorizações sobre as relações entre a matemática e a cultura.
"Esse foi um trabalho de muitas pessoas. O que quis pesquisar foi: os indígenas que entram na universidade voltam às suas aldeias? O que acontece com aqueles que formam e retornam às suas comunidades? E quais transformações ocorrem tanto com eles como na própria comunidade a partir desse retorno? Percebi, entre outras coisas, que essa formação lhes dava legitimidade institucional para ocuparem espaços como a escola, onde, comumente, não tinham nenhum tipo de participação", afirma Jorge.
Pluralidade de Línguas e Afetos
A tese foi escrita e alterna diferentes línguas, como português, espanhol, inglês e guarani. Essa escolha reflete, segundo o autor, uma resposta a uma produção política e de afetos que se compõe a partir de relatos de, maioritariamente, professores indígenas e as subjetividades emergentes de seus processos formativos e seu atuar profissional nas escolas dentro da comunidade.
A produção e a análise de dados feita na pesquisa uniu a Filosofia da Diferença, a Educação Matemática, a Antropologia e os estudos decoloniais para cartografar experiências, acontecimentos e transformações junto às produções de mundo geradas nas e pelas comunidades indígenas junto às quais se desenvolveu a pesquisa.
"É preciso pensar nas propostas de universidade que existem, aprender fazendo com eles para criar os diferentes cursos de formação. Um dos jovens que conversei disse "Agora não preciso ter vergonha de ser indígena". Eles retornam e ajudam as comunidades próprias com ações estratégicas, doando-se à comunidade", reflete Jorge.
A partir da filosofia da diferença, o pesquisador relata a importância de, na pesquisa, se assumir a diferença e entender sua existência em um lugar de afeto.
"Afeto não é só sentimento, mas também ouvir o que as pessoas querem falar. Como eu dou olho, ouvido e atenção a esses afetos. Somos em conjunto, na alteridade e na comunidade", finaliza.
Saiba mais
Prêmio CAPES de Tese
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.
Autor da tese:Jorge Isidro Orjuela-Bernal
Instituição:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no Campus de Rio Claro
Orientador:Roger Miarka