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Tese premiada analisa ascensão e resiliência dos rankings acadêmicos em universidades no Brasil e nos Estados Unidos

Pesquisa reconhecida na área de Educação buscou compreender a difusão dos rankings e investigar seus usos na administração de universidades públicas nos dois países

Autor- Jade Castilho,Fluxo Educação -02/12/2025 16:53:27

Por que os rankings acadêmicos se tornaram tão populares na educação superior? Esse foi um dos questionamentos de André Dutra Martins, vencedor do Prêmio Capes de Tese 2025, abordado em sua tese. Sua pesquisa de doutorado intituladaRankingsacadêmicos no Brasil e nos Estados Unidos: contornos locais de uma experiência globalfoi reconhecida como a melhor tese na categoria educação. 

O estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), analisa a ascensão e resiliência dosrankingsacadêmicos como um fenômeno social, a partir dos estudos sobre neoliberalismo e quantificação. 

Nessa ótica, o pesquisador buscou entender a força e o poder que permitiram a institucionalização desses rankings no Brasil, rastreando sua origem e popularização nos Estados Unidos.  

"A atuação dos rankings reforça a produção de um self competitivo nas universidades. Mais do que classificações externas, os rankings são instrumentos de legitimação da ação institucional nas universidades", comenta o pesquisador. 

Rankings acadêmicos: o que são e quais os seus efeitos nas universidades?

Por meio da análise de documentos e entrevistas com responsáveis pela administração das universidades escolhidas para a pesquisa, foi possível compreender a difusão dosrankingse investigar seus usos e efeitos na administração de universidades públicas.

No Brasil, André analisou a USP e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e nos Estados Unidos, a University of California, Los Angeles (UCLA), e a University of California, Berkeley (UC Berkeley), todas elas instituições públicas de ensino.

Os resultados encontrados apontaram, de acordo com André, três mecanismos pelos quais osrankingsalteram a produção de sentido na educação superior. O primeiro deles seria o fomento a uma identidade institucional competitiva, por meio do uso oportunista e estratégico dos rankings para legitimar posições de diferentes atores nas instâncias deliberativas das universidades. 

Em segundo plano, estaria o reordenamento das hierarquias de status, o que reforça nas universidades a disputa por espaço e visibilidade nacional e internacionalmente, revelando a incorporação de um espírito empreendedor na busca pela valorização do seu capital simbólico. 

E, por fim, a contribuição deles para a mercadização das relações universidade-sociedade, deslocando da construção de legitimidade mediante diálogo com as aspirações da sociedade para uma prestação de contas quantificada, que reforça uma relação distanciada entre contribuintes e prestadores de serviços.

"A escolha dosrankingspelos quais as universidades se veem e projetam sua imagem externamente não é orientada por uma avaliação dos critérios e ou até dos métodos de mensuração, mas sim pela maximização dos retornos de capital simbólico com as posições alcançadas", afirma André. 

De acordo com o pesquisador,rankingscomo esses são utilizados pelas universidades a partir de um caráter empreendedor, com o intuito de atrair visibilidade a elas. 

"As universidades disputam espaço e visibilidade nacional e internacionalmente, e revelam a incorporação de um espírito empreendedor nesse preenchimento dosrankings, em busca de um reconhecimento, de onde vão extrair uma maior visibilidade, a valorização de um capital simbólico", completa o pesquisador. 

O trabalho de André foi realizado com apoio da Capes e contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O seu estágio de pesquisa nos Estados Unidos também foi apoiado pelaFulbright Commission.

Sobre a premiação, André reforça a importância de um reconhecimento como esse, especialmente para pesquisadores jovens. 

"O Prêmio Capes permite dar visibilidade a trabalhos de pesquisadores jovens, que enfrentam muitas dificuldades estruturais para seguir a carreira na ciência. Essa visibilidade, além do reconhecimento, é muito legal, pois faz circular no meio acadêmico e nos incentiva a seguir com a carreira na ciência", finaliza o pesquisador. 

Saiba mais

Prêmio CAPES de Tese

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.

Rankings acadêmicos no Brasil e nos Estados Unidos: contornos locais de uma experiência global

Autor da tese:André Felipe Dutra Martins Rocha Elias

Instituição:Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) 

Orientadora:Gladys Beatriz Barreyro

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