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Tese reconhecida pela Capes mapeia práticas pedagógicas inventadas no encontro com infâncias em dissidências de gênero e sexualidade

Pesquisa acompanhou percursos familiares e escolares de crianças que se reconhecem e/ou são lidas socialmente como trans, pansexuais, bichas e afeminadas

Autor- Jade Castilho,Fluxo Educação -16/12/2025 12:48:54

O desejo de pesquisar infâncias em dissidências de gênero e sexualidade no contexto escolar motivou João Paulo de Lorena Silva na sua trajetória acadêmica. Sua pesquisa de doutorado intituladaPedagogias porvir com currículos e infâncias em dissidênciasfoi reconhecida com menção honrosa na categoria Educação no Prêmio Capes de Tese 2025. 

O estudo foi elaborado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cartografou pedagogias e currículos inventados no encontro com infâncias em dissidências de gênero e sexualidade em diferentes escolas e regiões do Brasil.

Com o objetivo de compreender o que ensinam e como funcionam essas pedagogias e currículos, entre os anos de 2020 e 2023, João Paulo dialogou com crianças, mães, professoras, orientadoras educacionais, assistência pedagógica, auxiliar educacional e profissional da saúde de quatro estados brasileiros. 

A pesquisa acompanhou os percursos familiares e escolares de crianças que se reconhecem e/ou são lidas socialmente como trans, pansexuais, bichas e afeminadas. De acordo com a pesquisa, a chegada assumida de infâncias em dissidências no território escolar tem demandado a criação de pedagogias hospitaleiras.

“Em contextos atravessados pelo sofrimento, pela dor, pelo luto e pelo enfrentamento às normas de gênero e sexualidade, encontrei muitas coisas bonitas sendo costuradas no chão da escola e por famílias que se abrem para acolher e afirmar a vida de crianças em dissidências”, comenta João Paulo. 

Diário das Acontecências

A tese opera com conceitos extraídos das filosofias da diferença, dos estudos queer e das perspectivas curriculares pós-críticas, como dissidência, hospitalidade, corpo, gênero, sexualidade, pedagogia, currículo, resistência e experimentação.

A cartografia realizada por meio de encontros e diálogos foi reunida no que João Paulo chamou deDiário das Acontecências, uma espécie de pequeno inventário de vidas, lembranças, afetos, aspirações, silêncios, olhares, criações, alegrias, sofrimentos, dúvidas, angústias, lutas e demais acontecências plantadas há tempos no coração de crianças e adultos. 

"Uma professora de Aracaju, por exemplo, me disse que não sabia o que fazer quando soube que seu aluno – que estava com ela desde a Educação Infantil – era uma criança trans e que a transição social de gênero, incluindo o uso do nome social na escola, precisava ser trabalhada em sua turma para que as outras crianças acolhessem o processo com respeito e tranquilidade", aborda o pesquisador. 

Desinvisibilizar currículos de enfrentamento

Tensionar as normatividades de gênero e sexualidade em território escolar vai de encontro à perspectiva prescritiva de currículos. Ao longo de sua tese, João Paulo traz o conceito de currículo de enfrentamento.

"É uma criação que emerge das lutas e resistências de coletivos de mães que se organizam politicamente para visibilizar as infâncias LGBTQIAP+ e protegê-las das violências da cisheteronormatividade", aborda o autor. 

De acordo com João Paulo, é preciso seguir confabulando pedagogias e currículos capazes de abrigar as infâncias e a vida em sua multiplicidade e dissidência, seguindo no movimento da criação e da luta pela vida das crianças.

Sobre a premiação

Ao longo de quatro anos de pesquisa, leituras, escritas e reescritas, João Paulo conta que recebeu a notícia do reconhecimento pela Capes com emoção e compartilhou com alunos e alunas. 

Sobrevivente da tirania das normas de gênero e sexualidade e das desigualdades sociais, que atravessam a educação, o pesquisador, o primeiro da sua família a ingressar no ensino superior, reforça a importância da visibilidade que a premiação confere. 

"O filho de um mecânico que precisou abandonar a escola no quinto ano do ensino fundamental e de uma dona de casa que estudou até o ensino médio tornou-se doutor, com tese reconhecida nacionalmente pela CAPES. Concluo reafirmando o que disse Fernanda Torres: “A vida presta!” A vida presta, apesar de tudo", finaliza. 

Saiba mais

Prêmio CAPES de Tese

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.

Pedagogias porvir com currículos e infâncias em dissidências

Premiado:João Paulo de Lorena Silva

Instituição:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Orientadora:Marlucy Alves Paraíso

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