Departamento de Pesquisa Educacionais

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Educação e Trabalho: gênero, raça e deficiência na perspectiva dos direitos humanos

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O Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho: Gênero, Raça e Deficiência na Perspectiva dos Direitos Humanos, vinculado à Fundação Carlos Chagas, dedica-se, por meio de pesquisa, assessorias e consultorias, ao desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo central promover os direitos humanos de populações historicamente discriminadas, em especial no campo da educação e do mundo do trabalho. Com uma perspectiva multidisciplinar, fundamentada especialmente na sociologia da educação, as análises são pautadas nos marcadores sociais de diferença, tais como gênero, raça e deficiência, com o objetivo de demonstrar compromisso com o enfrentamento das desigualdades mediante políticas públicas. O grupo contribui para a produção científica, o debate público de políticas, atuando em diversos segmentos da sociedade, ampliando o diálogo acadêmico e social em torno das questões de acessibilidade, inclusão, equidade e justiça social.

Equipe

Linhas de pesquisas

Educação, gênero, raça/etnia

Destaca-se o estudo de políticas públicas voltadas para a garantia do direito à educação, com ênfase na promoção da equidade, inclusão e diversidade nos ambientes escolares. A orientação da linha de pesquisa é fundamentada na reflexão teórica e na avaliação de políticas públicas antidiscriminatórias, visando contribuir para alternativas de superação das barreiras sistêmicas e para o fomento de ambientes escolares inclusivos, pluralistas e comprometidos com a justiça social.

Relações de gênero, trabalho, profissões, carreiras e formação

Esta linha de pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de estudos e ações que se concentrem na complexidade das estruturas sociais que criam e perpetuam as desigualdades raciais e de gênero nos processos de formação, nas trajetórias e carreiras profissionais, gerando conhecimento de modo a contribuir para a justiça social, a equidade e a inclusão.

Políticas e práticas inclusivas: deficiência, tecnologia assistiva e anticapacitismo

A linha dedica-se aos estudos voltados à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, políticas públicas de inclusão escolar e social, abordando prioritariamente as concepções de deficiência, as relações interpessoais, o acesso, a permanência e a participação na educação básica, na educação superior e no mundo do trabalho, tendo como norteadores o modelo social de deficiência, a acessibilidade, e o anticapacitismo.

Pesquisas