Comissão Organizadora e Científica

Alice Rangel de Paiva Abreu

Professora Emérita da UFRJ, é Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), Mestre em Sociologia pela London School of Economics and Political Science da Universidade de Londres (1971) e Doutora em Ciência Humanas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1980). De 2006 a 2010 foi a Diretora do Escritório Regional para América Latina e Caribe do ICSU (International Council for Science). Sua carreira acadêmica foi toda ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde aposentou-se como Professora Titular de Sociologia. Foi Vice Presidente do CNPq de 1999 a 2002 e Diretora do Escritório de Educação Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos de janeiro de 2003 a janeiro de 2006. Foi membro de inúmeros comitês internacionais, como o Comitê Executivo da ISA - International Sociological Association; da Iniciativa del Milênio do Chile; Gender Advisory Board da Comissão das Nações Unidas para Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento e da Agencia Interinstitucional para a Pequisa para o Desenvolvimento AIRD da França. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil em 2001 e a "Palmes Académiques" do Ministério da Educação da França em 2003. Foi agraciada com o Prêmio da Sociedade Brasileira de Sociologia em 2009 e com o Prêmio de Excelência Acadêmica Flávio Pierucci de Sociologia da ANPOCS em 2013. Sua produção científica está voltada para o tema da sociologia do trabalho, reestruturação industrial e gênero, e mais recentemente sobre equidade de gênero na ciência e tecnologia;

Bila Sorj

Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidadedo Rio de Janeiro. É pesquisadora I-B do CNPq e Cientista do nosso Estado da Faperj. Coordena o Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ. É membro do conselho diretor da rede internacional de pesquisadores MAGE (Marché du Travail et Genre) e membro pleno da rede internacional Leave Policies & Research. Tem Mestrado em Sociologia pela Universidade de Haifa, Israel (1974), onde também se graduou (1972). É Doutora em Sociologia pela Universidade de Manchester, Grã Bretanha (1979) com Pós-doutorado no Centre de Sociologie Européene (CSE) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995) e na equipe Genre Travail Mobilités do Laboratório CRESPPA do CNRS (2011). É membro do conselho editorial de várias revistas científicas, entre elas, Cadernos PAGU (Unicamp) e Revista Estudos Feminista (UFSC), a qual coordenou (1996/2000) e foi editora adjunta (1999/2000). Sua área de interesse contempla os seguinte temas : gênero e mercado de trabalho, articulação entre trabalho e responsabilidades familiares e gênero e políticas sociais.

Helena Sumiko Hirata

Socióloga, diretora de pesquisa emérita no Centro Nacional de Pesquisa Cientifica (CNRS), França, laboratório CRESPPA-GTM (Genre, Travail, Mobilités), associado às Universidades de Paris 8-Saint-Denis e Paris 10-Nanterre. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1969) e doutorado em Sociologia politica pela Université de Paris VIII (1979). Fez a Habilitation à diriger des recherches (HDR), equivalente à livre-docência, pela Universidade de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines (1997). Membro do comitê de direção da rede internacional e pluridisciplinar MAGE, do comitê cientifico do recenseamento nacional das pesquisas sobre o gênero da "Mission pour la place des femmes au CNRS", do comitê de redação da revista Cahiers du Genre. Sua pesquisa é voltada para a área de Sociologia do Trabalho e do Gênero. Temas: divisão sexual do trabalho; gênero e globalização; teorias e praticas do "care" numa perspectiva comparativa;

Margareth Maruani

Socióloga, Diretora de pesquisa no CNRS. Em 1995, criou o Grupo de Pesquisas Marché du travail et Genre" (MAGE-CNRS) ; em 1999, organiza a revista Travail, genre et sociétés, que dirige desde então. Doutora Honoris Causa da Université Libre de Bruxelles, lecionou na Université de Genève como Professor Convidado em 2002 e 2003 e, de 2005 a 2009, como professora e Diretora de Estudos de Gênero. Desde 2010, integra o Centre de recherche sur les liens sociaux (Cerlis) laboratório CNRS - Université Paris Descartes. Dirige o MAGE, que, em 2011, recebeu a designação "Réseau de recherche international et pluridisciplinaire". O MAGE reúne atualmente, trinta universidades e centros de pesquisa em treze países. Especialista em questões do trabalho, do emprego e desemprego e de gênero.

Maria Rosa Lombardi

Pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas, desenvolve investigações na área da Sociologia do trabalho, com ênfase em Estudos de Gênero sobre as temáticas: mercado de trabalho, divisão sexual do trabalho, profissões científicas e tecnológicas, engenharia, arquitetura e construção civil, feminização de profissões, Forças Armadas. Graduada em Ciências Sociais pela PUC- Pontifícia Universidade de São Paulo (1971), mestre e doutora em Educação pela FE-Faculdade de Educação da UNICAMP(1999 e 2005), tem estágio doutoral em Relações de gênero e trabalho no CNRS/GERS- Genre et Rapports Sociaux, Paris (2003). Concluiu pós-doutorado no IFCH- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP em 2010.

Nadya Araújo Guimarães

Socióloga, Professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, é pesquisadora I-A do CNPq associada ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Lecionou também nas universidades de Brasília (1971-1973), Federal da Bahia (1974-1996) e Princeton (2007). Tem Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1974), onde também se graduou (1971). É Doutora em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (México, 1983), com Pós-doutorado no Special Program for Urban and Regional Studies, do Massachusetts Institute of Technology (1993-94). Obteve os títulos de Livre-Docência em Sociologia do Trabalho (2002) e de Professora Titular em "Sociologia do Trabalho" (2008), ambos pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora associada ao ORSTOM, França (1989-1993), e é pesquisadora associada ao Institute for Employment Research/ University of Warwick (UK), ao Laboratoire "Genre Travail Mobilités" do CRESPPA/CNRS (França) e à Rede de Pesquisas Sobre Desigualdades Interdependentes na América Latina (desiguALdades.net) da Freie Universität de Berlin (Alemanha). Tem pesquisado e publicado nos temas: (i) mudança econômica, reestruturação técnico-organizacional das firmas e trajetórias dos trabalhadores; (ii) desigualdades de gênero e étnico-raciais no mercado e locais de trabalho; (iii) desemprego, procura de trabalho e mecanismos de intermediação de oportunidades ocupacionais; (iv) as novas relações de emprego e os desafios de sua teorização.

Monitores

Carla Gomes
Nicolas Wasser
Anna Barbara Araujo
Ana Carolina Maia
Edelson Parnov
Monise Fernandes Picanço
Lucas Amaral Oliveira
Karina Inoue
Gustavo Takeshi Taniguti
Carolina Loyelo Lima
Ticiana Labate