Repositório FCC

www.fcc.org.br

Glossário de Termos Técnicos em Medidas Educacionais

Apresentação

Os termos compilados e definidos no presente glossário são os mais freqüentemente encontrados em livros de iniciação às medidas educacionais; assim sendo, palavras que somente constam da literatura mais especializada e dos manuais destinados a cursos em nível de pós-graduação foram intencionalmente omitidas.

Além dos termos técnicos, e suas possíveis variações em língua portuguesa, são apresentados os seus correspondentes em língua inglesa.

Heraldo Marelim Vianna

Os termos compilados e definidos no presente glossário são os mais freqüentemente encontrados em livros de iniciação às medidas educacionais; assim sendo, palavras que somente constam da literatura mais especializada e dos manuais destinados a cursos em nível de pós-graduação foram intencionalmente omitidas. Além dos termos técnicos, e suas possíveis variações em língua portuguesa, são apresentados os seus correspondentes em língua inglesa.

Bibliografia

A compilação deste glossário baseou-se nas seguintes referências:

  • ADKINS, D.C. Construction and Analysis of Achievement Tests. Washington: Government Printing Office, 1947.
  • BRADFIELD, J.M. e MOREDOCK, H.S. Medidas e Testes em Educação. 2 vols. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1964.
  • EBEL, R.L. Essentials of Education Measurement. Nova Jersey: Prentice-Hall, 1972.
  • GOODENOUGH, F.L. Mental Testing. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1961.
  • CRAIG, R.L. e BITTEL, L.R. Training and Development Handbook. Nova York: American Society for Training and Development; McGra
  • LENNON, R.T. A Glossary of 100 Measurement Terms. Test Service Notebook 13. Nova York: Harcourt, Brace and World, s.d.
  • LYMAN, H.B. Test Scores and What they Mean. Nova Jersey: Prentice-Hall, 1963.
  • MITCHELL, B.C. A Glossary of Measurement Terms. Test Service Notebook 13. Nova York: Harcourt, Brace and Jovanovich, s.d.
  • NOVAES, M.H. e MARTINS, O. Glossário de Termos Referentes aos Testes e Medidas Psicológicas. Rio de Janeiro: Arquivo Brasileiro de Psicologia Aplicada. 21 (1), 1969, pp. 102-124.
  • STANLEY, J.C e HOPKINS, K.D. Educational and Psychological Measurement and Evaluation. Nova Jersey: Prentice-Hall, 1972.