CONSULTE NA ESTANTE
Vivência: história, sexualidade e imagens femininas

Esta coletânea inclui estudos elaborados a partir dos projetos vencedores do 1 º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre Mulher Brasileira. Colaboraram pesquisadores e militantes de diferentes regiões do país que se dispuseram a desvelar produtos de seu trabalho tendo como foco a mulher brasileira na história, na literatura, no cinema, na imprensa e na sexualidade.

BRUSCHINI, Cristina, Org.; ROSEMBERG, Fúlvia, Org. Vivência: história, sexualidade e imagens femininas. São Paulo : FCC/DPE; Brasiliense, 1980. 288p.


Trabalhadoras do Brasil

Trabalhadoras do Brasil é uma coletânea de artigos centrados na relação da mulher com o trabalho, aliança que se presta a uma variada gama de injustiças.
Conta com a colaboração de pesquisadores e militantes de diferentes regiões do país que se propuseram a analisar as intrincadas relações entre a mulher e o trabalho.

BRUSCHINI, Cristina, Org.; ROSEMBERG, Fúlvia, Org. Trabalhadoras do Brasil. São Paulo : FCC/DPE; Brasiliense, 1982. 190p.


Mulher, mulheres

Este livro apresenta um conjunto de estudos perfeitamente contextualizados que dialogam entre si num jogo sutil de complementaridades e contrapontos e que, a partir da literatura científica existente, levantam questões que cabe continuar investigando.

BARROSO, Carmen, Org.; COSTA, Albertina de Oliveira, Org. Mulher, mulheres. São Paulo : Cortez; FCC/DPE, 1983. 135p.


Cadernos de Pesquisa

Abrindo uma exceção, a Cadernos de Pesquisa publica o conjunto de trabalhos selecionados no 3 º Concurso de Dotações. Este número especial foi planejado para comemorar o encerramento da Década da Mulher.

CADERNOS DE PESQUISA. São Paulo : FCC; Cortez, n. 54, ago. 1985. (Org. BRUSCHINI, Cristina; SARTI, Cynthia)


Rebeldia e submissão: estudos sobre a condição feminina

Os artigos de Rebeldia e Submissão integram uma linha de pesquisa que têm no gênero centro de sua reflexão e que procuram compreender a condição feminina dentro de uma conjuntura histórica e inserida numa trama de relações sociais concreta. O imaginário, as representações, as mentalidades, os saberes, os processos de individuação, a construção de identidades sociais são os ângulos privilegiados pelos autores ao abordarem as relações entre os sexos.

COSTA, Albertina de Oliveira, Org.; BRUSCHINI, Cristina, Org. Rebeldia e submissão: estudos sobre a condição feminina. São Paulo : FCC/DPE; Vértice, 1989. 312p.


Entre a virtude e o pecado

Esta publicação é um resumo dos trabalhos premiados no Concurso de Dotações realizado em 1988, abrangendo pesquisadores de todo o território nacional.
A sua riquesa reside na diversidade dos temas e das metodologias adotadas que foram rigorosamente respeitadas pela comissão julgadora, respeito este que revela uma tendência à inovação e à democratização raras de se encontrar nos grupos fechados do meio acadêmico.

COSTA, Albertina de Oliveira, Org.; BRUSCHINI, Cristina, Org. Entre a virtude e o pecado. São Paulo : FCC/DPE; Rosa dos Tempos, 1991. 250p.


Horizontes plurais: novos estudos de gênero no Brasil

O traço marcante que se manifesta nesta coletânea que reune o resultado das pesquisas vencedoras do VII Concurso de Dotações é a marca de um feminismo plural, seja pela vigorosa intervenção do pensamento feminista no campo da produção de conhecimento, ampliando decisivamente seus horizontes disciplinares e epistemológicos.

BRUSCHINI, Cristina, Org.; HOLLANDA, Heloísa Buarque de, Org.. Horizontes plurais: novos estudos de gênero no Brasil. São Paulo : FCC/DPE; Editora 34, 1998. 413p.


Tempos e lugares de gênero

Os dez artigos reunidos nesta coletânea - resultado do VIII Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero, realizado pela FCC, com apoio da Fundação Ford - se destacam pelo caráter interdisciplinar e variedade temática. Com ensaios que abragem as áreas de História, Sociologia, Antropologia e Direito, Tempos e Lugares de gênero reflete ampla diversidade regional e denso embasamento teórico em suas abordagens, contribuindo de modo definitivo para o debate sobre as questões de gênero em nosso país.

BRUSCHINI, Cristina, Org.; PINTO, Céli Regina Jardim, Org.. Tempos e lugares de gênero. São Paulo : FCC/DPE; Editora 34, 2001. 325p.


Veja também:
Bibliografia Anotada: coletâneas do programa de Treinamento em Pesquisa sobre Direitos Reprodutivos na América Latina e Caribe - Prodir
Bibliografia Anotada: mulher brasileira