CONSULTE NA ESTANTE
Sexo e juventude

Livro indicado para professores e outros profissionais que trabalham com jovens e desejam desenvolver um programa de educação sexual. São apresentadas estratégias e técnicas que servem de apoio e estímulo à imaginação criadora de educadores e educandos na discussão do tema.

BARROSO, Carmen, (Org.). BRUSCHINI, Cristina, (Org.). Sexo e juventude: um programa educacional. São Paulo : FCC, Brasiliense, 1983. 85p.


Mulher, sociedade e estado no Brasil

Este volume é fruto de pesquisa que trata da figura da mulher entendida como fator primordial e agente de modificações sociais na construção de uma sociedade mais receptiva e preocupada com as necessidades das crianças.

BARROSO, Carmen. Mulher, sociedade e estado no Brasil. Brasília, Unicef; São Paulo: Brasiliense, 1982. 190p.


Gravidez na adolescência

Análise aprofundada sobre as precárias condições oferecidas pela sociedade brasileira para o exercício da maternidade e sobre a ausência de políticas públicas na condução deste assunto. Este trabalho baseou-se no discurso sobre os adolescentes, na medida em que para seu desenvolvimento foram entrevistados especialistas e profissionais atuantes nas várias áreas.

BARROSO, Carmen, CAMPOS, Maria Malta, MORAES, Maria Lygia Q. et al. Gravidez na adolescência. Brasília : IPEA; Unicef; São Paulo : FCC, 1986. 135p. (Série: Instrumentos para a Ação; 6)

Série Década da Mulher

O ano de 1985 marca o encerramento da Década da Mulher (ONU, 1975), e marca também, a criação de um Conselho Nacional em defesa dos direitos da mulher. Com o intuito de colaborar com essa iniciativa, o Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo apresenta o balanço da década, publicando a coleção, em destaque abaixo, de volumes que abordam a situação da mulher brasileira sob diferentes aspectos.

Mulher e trabalho

O texto, à época, contribuiu exemplarmentepara a consolidação do debate, diagnosticando a participação feminina no mercado de trabalho.

BRUSCHINI, Cristina. Mulher e trabalho: uma avaliação da Década da Mulher. São Paulo: Nobel; CECF, 1985. 147p. (Série: Década da Mulher)


Mulher negra. Política governamental e a mulher

O primeiro texto desta publicação trata da questão das desigualdades inter-raciais, apontando consequências políticas e ideológicas. Enquanto o segundo, analisa os mecanismos institucionais: judiciário, executivo e legislativo ao constituir políticas governamentias com foco na mulher.

CARNEIRO, Sueli, SANTOS, Thereza, COSTA, Albertina G. O. Mulher negra. Política governamental e a mulher. São Paulo : Nobel; CECF, 1985. 141p.( Série: Década da Mulher)


A Educação da mulher

Discute as particularidades apreendidas pela análise da situação educacional da mulher brasileira. Restringe a análise nos grupos de estudantes, trabalhadoras, professoras e desportistas. Trata também do debate da educação sexual na escola, a denúncia do sexismo em material didático e da produção acadêmica sobre a mulher.

ROSEMBERG, Fúlvia, PINTO, Regina P. A Educação da mulher. São Paulo : Nobel; CECF, 1985. 181p. (Série: Década da Mulher)


A Educação da mulher no Brasil

Resultado de cuidadosa investigação sobre o tema desenvolvido pelo Coletivo de Mulheres do Departamento de Pesquisas da FCC, analisa a situação educacional da mulher brasileira na década de 1970.

ROSEMBERG, Fúlvia, PINTO, Regina P., NEGRÃO, Esmeralda V. A Educação da mulher no Brasil. São Paulo : Global, 1982. 112p. (Série: Teses; 8)


A Mulher no Rio de Janeiro no século XIX

A publicação oferece referências diretas e indiretas à condição feminina retiradas de um corpus constituído da "literatura de viagem" do século XIX. O conjunto de referências agrupa-se em três linhas temáticas com respectivas subdivisões (veja o índice) : Família, Raça e Classe e Religião.

LEITE, Miriam L M., MOTT, Maria Lúcia B., APPENZELLER, Bertha K. A Mulher no Rio de Janeiro no século XIX: um índice de referências em livros de viajantes estrangeiros. São Paulo : FCC, 1982. 167p.


Quem mandou nascer mulher?

Conjunto de textos relevantes que discute a problemática da infância e da adolescência das meninas e meninos pertencentes aos setores mais empobrecidos da população. A modalidade de análise que perpassa pelos textos privilegia o enfoque de gênero quando aborda crianças e adolescentes, aspecto que tem sido deixado de fora das análises sobre a infência.

MADEIRA, Felícia R. (Org.). Quem mandou nascer mulher? Estudos sobre crianças e adolescentes pobres no Brasil. Rio de Janeiro : Record; Rosa dos Tempos, 1997. 402p.


Mulher Brasileira: bibliografia anotada

De um esforço conjunto de pessoas e instituições e fruto de trabalho sistemático - 1975 a 1978 - resultam estes dois volumes que contêm o material coligido e examinado em pesquisa bibliográfica sobre a mulher brasileira.

Mulher brasileira

Reúne referências bibliográficas sobre a mulher brasileira na História, na Família, em diferentes Grupos Étnicos e na literatura do Feminismo.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Mulher brasileira: bibliografia anotada. São Paulo : FCC; Brasiliense, 1979. 279p.


Mulher brasileira

Reúne referências bibliográficas sobre a mulher brasileira no Trabalho, no Direito, na Educação e em Artes e Meios de Comunicação.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Mulher brasileira: bibliografia anotada - 2. São Paulo : FCC; Brasiliense, 1981. 395p.


Mulheres e desigualdades de gênero. São Paulo

Esta publicação constitui-se iniciativa inédita no meio acadêmico brasileiro. Seus autores são mestres e doutores, bolsistas egressos do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Suas fascinantes histórias de vida, associadas à experiência acadêmica, lhes permitiram lançar um novo olhar sobre temas sociais importantes. Neste volume, as autoras focalizam a si mesmas e a sociedade brasileira de uma nova perspectiva, no que se refere ao tema Mulheres e desigualdades de gênero.

CARVALHO, Marília P., (Org.). PINTO, Regina P. (Org.). Mulheres e desigualdades de gênero. São Paulo : FCC; Contexto, 2008. 208p. (Série: Justiça e Desenvolvimento/IFP-FCC)


Mercado de trabalho e gênero

Qual é o lugar de homens e mulheres no mercado de trabalho? Como se articulam a vida profissional e a vida familiar? Quais as conexões entre gênero, profissões e carreiras? É possível comparar regiões do mundo com histórias, culturas e níveis de desenvolvimento econômico tão contrastantes? Esta coletânea traz contribuições de autores da Europa e da América Latina, empenhados em enfrentar essas questões mediante pesquisas que têm em comum a vontade de comparar para melhor compreender.

COSTA, Albertina O., (Org.), SORJ, Bila, (Org.), BRUSCHINI, Cristina, (Org.). Mercado de trabalho e gênero: comparações internacionais. Rio de Janeiro : FGV, 2008. 420p.



CONSULTE NO SITE
Textos FCC, n. 1 - Tendências da força de trabalho feminina brasileira nos anos setenta e oitenta
Textos FCC, n. 2 - A Imagem da mulher no livro didático
Textos FCC, n. 3 - Saúde da mulher no Brasil
Textos FCC, n. 17 - Trabalho das mulheres no Brasil
Textos FCC, n. 28 - Articulação trabalho e família
Textos FCC, n. 30 - Mulheres na Marinha


Veja também:
Bibliografia Anotada: coletâneas do programa de Treinamento em Pesquisa sobre Direitos Reprodutivos na América Latina e Caribe - Prodir
Bibliografia Anotada: coletâneas do programa de dotações - I980/200I