Prêmio Professor Rubens Murillo Marques - Vencedores 2013
													 
													Raquel de Sá e Luciane dos Santos, vencedoras da 3ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 
												 
												 
												
													
														
															
																
																	Raquel Mello Salimeno de Sá, docente do curso de Licenciatura  em Artes Visuais da Universidade 
																	Federal de Uberlândia com o projeto Visualidades étnicas: as culturas indígenas na escola.
																 
																
																	Como os professores podem trabalhar com seus alunos aspectos da cultura indígena se ela ainda permanece 
																	tão distante do meio acadêmico e dos cursos de formação docente? Com essa preocupação, a professora, 
																	elaborou o projeto, que oferece condições para que licenciandos incluam, na prática docente, valores 
																	estéticos até então desconsiderados no ensino formal. Foram realizadas oficinas de pintura corporal, 
																	estudo de grafismos indígenas, produção de painéis em tecido com tramas indígenas, visitas técnicas a 
																	galerias e museus (como o Museu do Índio) e, também, trabalhos de campo em aldeias indígenas no Mato 
																	Grosso do Sul com o intuito principal é fazer com que se tenha uma nova visão sobre a cultura indígena.
																 
															 
														 | 
													 
													
														 | 
													 
													
														
															
																Luciane Mulazani dos Santos, docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa 
																Catarina com o projeto  Invertendo a sala de aula usando o Facebook: inovando experiências de professores em 
																formação inicial com o modelo Flipped Classroom na disciplina de Didática de Matemática.
																 
																	Para tentar engajar mais seus alunos e provocar discussões em sala de aula, a professora Luciane decidiu aplicar o 
																	modelo Flipped Classroom (sala de aula invertida) em suas aulas na disciplina Didática de Matemática. Ela criou um 
																	grupo no Facebook onde publicava todo o material de estudo e estimulava os alunos a usar a rede social como um espaço 
																	de aprendizagem. A nova metodologia estimulou o protagonismo dos alunos, que propunham atividades e discussões, que 
																	não se limitavam a sala de aula.
																 
															 
														 | 
													 
												 
											 |