Principal
Apresentação
Inscrição
Regulamento Geral
Edital de Divulgação 2014
Edital de Retificação
Biografia
Contato
Perguntas mais frequentes
 
Prêmio Professor Rubens Murillo Marques - Vencedores 2013


Raquel de Sá e Luciane dos Santos, vencedoras da 3ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques


Raquel Mello Salimeno de Sá, docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia com o projeto Visualidades étnicas: as culturas indígenas na escola.

Como os professores podem trabalhar com seus alunos aspectos da cultura indígena se ela ainda permanece tão distante do meio acadêmico e dos cursos de formação docente? Com essa preocupação, a professora, elaborou o projeto, que oferece condições para que licenciandos incluam, na prática docente, valores estéticos até então desconsiderados no ensino formal. Foram realizadas oficinas de pintura corporal, estudo de grafismos indígenas, produção de painéis em tecido com tramas indígenas, visitas técnicas a galerias e museus (como o Museu do Índio) e, também, trabalhos de campo em aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul com o intuito principal é fazer com que se tenha uma nova visão sobre a cultura indígena.

Luciane Mulazani dos Santos, docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina com o projeto Invertendo a sala de aula usando o Facebook: inovando experiências de professores em formação inicial com o modelo Flipped Classroom na disciplina de Didática de Matemática.

Para tentar engajar mais seus alunos e provocar discussões em sala de aula, a professora Luciane decidiu aplicar o modelo Flipped Classroom (sala de aula invertida) em suas aulas na disciplina Didática de Matemática. Ela criou um grupo no Facebook onde publicava todo o material de estudo e estimulava os alunos a usar a rede social como um espaço de aprendizagem. A nova metodologia estimulou o protagonismo dos alunos, que propunham atividades e discussões, que não se limitavam a sala de aula.