Fundação Carlos Chagas participa do 30º aniversário do Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO
Instituição foi representada no evento por sua diretora-vice-presidente operacional
Alessandra Leite
30/01/2025 19:09:48
A Fundação Carlos Chagas (FCC) participou, nos dias 3 e 4 de novembro, do30º aniversário do Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO, em sua sede em Paris, representada pela diretora-vice-presidente operacional da instituição e coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, Lúcia Villas Bôas.
Criada em 2010, aCátedra UNESCO sobre Profissionalização Docentetem como principal objetivo realizar pesquisas sobre formação e profissionalização de professores, bem como estimular o debate interdisciplinar sobre questões relacionadas ao campo da Educação no contexto brasileiro.
Desde sua criação, a Cátedra articula uma rede de 40 grupos de pesquisa envolvendo mais de cem pesquisadores de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com vistas à realização de um estudo conjunto sobre profissionalização docente.
A articulação de universidades e centros de pesquisa acontece por meio de elaboração de projetos e atividades de formação docente, formação contínua aos pesquisadores envolvidos na área e organização de publicações, ciclo de palestras, eventos científicos e fóruns virtuais. Lúcia Villas Bôas destacou a importância da participação da Fundação Carlos Chagas no encontro:
“Acredito que a contribuição mais significativa da Cátedra sediada na FCC para a rede de Cátedras UNITWIN/UNESCO é o fato de ela se consolidar como um espaço de produção colaborativa de conhecimento, promovendo encontros e trocas entre todos aqueles que se interessam pelo trabalho docente no Brasil”, enfatiza Villas Bôas.
Para a vice-presidente da FCC, a Cátedra mantém o espírito da UNESCO de promover a cooperação e o trabalho em rede entre instituições de pesquisa, de modo a fortalecer suas capacidades institucionais por meio do compartilhamento de conhecimento.
Saiba mais:
Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO
Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO promove a cooperação interuniversitária internacional.
O Programa apoia a criação de Cátedras UNESCO e de redes UNITWIN em áreas prioritárias estabelecidas no âmbito das competências da UNESCO, ou seja, educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação.