Apenas 27% dos brasileiros terminaram a leitura de uma obra por completo, revela estudo
Falta de tempo e uso excessivo das redes sociais são fatores que dificultam a leitura de livros no país, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro. Professores aparecem como segunda maior influência para o gosto pela leitura
Jade Castilho
10/10/2025 18:53:17
As relações da leitura com a educação estão presentes nas políticas educacionais, nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento de estudantes,desde bebês na educação infantilà fase adulta. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que o contato com a literatura e a escrita promovido por educadores favorece o desenvolvimento das práticas de leitura, estimula a imaginação e amplia as leituras de mundo e da palavra.
Apesar disso, apenas 27% dos brasileiros terminaram a leitura de uma obra por completo, no período trimestral anterior à 6ª edição da pesquisaRetratos da Leitura no Brasil. E a média de livros lidos por uma pessoa durante o ano é inferior a quatro.
Um dos objetivos da pesquisa é investigar as motivações e os hábitos de leitura dos brasileiros. Em 2024, a principal motivação para leitura foi gostar de ler (26%), seguida por distração (15%) e atualização cultural ou busca de conhecimento geral (15%). A casa é o lugar onde a maioria dos leitores costuma ler (86%). A sala de aula aparece em segundo lugar (19%).
A pesquisa também aborda as barreiras para a leitura. Entre os leitores, a principal razão para não ter lido mais livros foi a falta de tempo (55%). Entre os não leitores, o principal motivo para não leitura foi não gostar de ler (33%) e a preferência por outros hábitos, como consumir conteúdo em redes sociais (66%).
Para fortalecer hábitos de leitura, os professores têm papel fundamental: eles ocupam o segundo lugar entre quem mais influenciou o gosto de leitura dos leitores entrevistados, atrás apenas de mães e responsáveis do sexo feminino.
Neste sentido, políticas que incentivem a leitura desde a educação infantil são aliadas relevantes. O Ministério da Educação (MEC) instituiu, em 2025, o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). O projeto reforça aimportância de integrar a linguagem oral, a leitura e a escrita na pré-escolae, para isso, propõe a curadoria de livros com diferentes gêneros literários, diversidade de referências socioculturais e étnico-raciais, além da presença de bibliotecas e espaços de leitura nas instituições escolares.
No ensino fundamental, pesquisas destacam a importância doplanejamento de ensino e de avaliação da competência leitora de estudantes na educação básica. É o caso de estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de Minas Gerais e publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE). A pesquisa propôs uma sistematização de objetivos de aprendizagem de leitura, abrangendo diferentes níveis de complexidade cognitiva.
A leitura também é um processo base para aeducação midiática, um conjunto de práticas e habilidades para acessar e analisar criticamente informações, produzir conteúdos com responsabilidade e participar de forma mais consciente das mídias sociais. Prevista nas políticas educacionais, como nas diretrizes da BNCC, a educação para os meios digitais apoia a conscientização sobre o uso das redes sociais e de uma leitura crítica da mídia nesses novos ambientes.
O relatório completo da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil está disponível online para download gratuito. O documento contém o resultado da 6ª edição do estudo feito pelo Instituto Pró-Livro (IPL), em parceria com a Fundação Itaú e o Ministério da Cultura. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas domiciliares com 5.504 brasileiros, com mais de 5 anos de idade, em 208 municípios, entre abril e julho de 2024.