Desafios e caminhos para a convivência escolar são tema de seminário internacional
Encontro no Chile contou com a presença de pesquisador da Fundação Carlos Chagas em mesa sobre a experiência brasileira na elaboração de um plano de convivência
Jade Castilho
08/11/2024 14:25:45
Os desafios e os caminhos possíveis para uma melhor convivência na escola na sociedade atual foram as temáticas abordadas no seminário internacional realizado no Chile em 30 de outubro de 2024. O evento fez parte da aula magna da Universidade de San Sebastián, em Valdivia, e reuniu cerca de 200 pessoas, segundo a organização.
A conferência de abertura contou com a presença da Dra. Cecilia Fierro, da Universidade Autônoma do México, na palestraConstruindo espaços de esperança desde a escola, em contextos de violência social. No primeiro bloco também foi realizada uma mesa expositiva com temas sobre bem-estar e segurança nas escolas, a relação com a família, entre outros.
Adriano Moro, pesquisador doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), apresentou uma oficina sobre o processo de elaboração de um plano de convivência escolar a partir da experiência brasileira, discutindo as diferenças entre os conceitos de convivência e clima escolar, e como promover melhorias para relações sociais éticas e democráticas na escola.
Durante o final do mês de outubro, o pesquisador também participou do Seminário Interno no Ministério da Educação do Chile (Mineduc) por meio de uma assessoria e análise do Projeto EduInclusiva - Caracterização, sistematização e proposta de equipes de convivência escolar.
No dia 28 de outubro de 2024, Adriano participou da 10ª Jornada Internacional de Psicologia Educacional com a apresentação com o seguinte tema Convivência Escolar na América Latina: Políticas e práticas no México, Brasil e Chile. Por fim, no dia 29, integrou a reunião técnica com a Rede Latino-americana de Convivência Escolar (RLCE).
Lançamento de guia
Também em outubro deste ano, Adriano fez o lançamento do e-book Processos para melhoria contínua das escolas: Guia para equipes gestoras da educação básica, durante oseminário internacional sobre clima escolar, convivência escolar e liderança educacional.
Publicado no site da FCC, o livro é uma transtradução, ou seja, a tradução e adaptação ao contexto sociocultural brasileiro do guia produzido por Jonathan. Além da versão adaptada para o português, o material também já foi traduzido para o francês.
Acesse o linke faça o download do e-book gratuito. Confira mais informações nosite da universidadee noperfil do programa.