Educação midiática nas escolas: da leitura crítica da mídia à produção de conhecimento
Em tempos de desinformação, políticas educacionais reforçam a importância da educação para mídias em sala de aula
Jade Castilho
30/06/2025 17:24:13
Como estar presente nos ambientes digitais de forma segura e responsável? Esse é um dos questionamentos propostos pela educação midiática, um conjunto de práticas para o desenvolvimento de habilidades para acessar e analisar criticamente informações, produzir conteúdos com responsabilidade e participar de forma mais consciente das mídias digitais.
Aeducação midiáticaestá prevista nas políticas educacionais, como nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu complemento de Computação, na Política Nacional de Educação Digital, noPacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, e narecente resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE).
De acordo com a pesquisaTIC Kids Online Brasil 2024, cerca de 25 milhões de pessoas acessam a internet regularmente. O principal dispositivo para acesso ao ambiente digital é o celular, utilizado por 98% das crianças e jovens.
Recentemente, o Governo Federal lançou oGuia Sobre o Uso de Dispositivos Digitais, com recomendações voltadas ao uso saudável das telas e com práticas que reduzam os riscos associados ao tempo excessivo diante dos dispositivos.
A elaboração do documento contou com a participação de diferentes especialistas e organizações, como o Instituto Palavra Aberta, e propõe orientações para ajudar famílias a estabelecer processos de acompanhamento dos hábitos digitais de suas crianças e adolescentes.
Outra iniciativa voltada à educação midiática e digital é oGuia Educação Digital e Midiática: como elaborar e implementar o currículo nas escolas, voltado para o apoio na implementação da resolução recentemente aprovada.
O documento tem como objetivo apoiar as orientações para o uso de dispositivos digitais nos espaços escolares e sobre a integração curricular da educação digital e midiática.
Educação midiática em pauta
Com o temaAutonomia e Pensamento Crítico para Toda a Sociedade, o Instituto Palavra Aberta promoveu o3º Encontro Internacional de Educação Midiática, em Brasília (DF). Com transmissão ao vivo pelo canal do Educamídia no YouTube, o evento contou com a participação de autoridades governamentais, pesquisadores, educadores e especialistas nacionais e internacionais.
Para Katia Helena Schweickardt, secretária de educação básica do MEC, uma das palestrantes do Encontro, fomentar ações de educação midiática é fundamental para a promoção de uma cultura de paz nas escolas. Durante um dos painéis, Teresa Leitão, senadora e presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, a presença da educação midiática em políticas públicas contribui para uma educação participativa e dialógica, voltada para a proteção e cuidado com os estudantes em todas as etapas da educação básica.
Com a disseminação de desinformação, a conscientização sobre o uso das mídias sociais e de uma leitura crítica da mídia é um passo importante para lidar com o avanço da tecnologia e encontrar alternativas para caminhar e habitar novos ambientes.
Saiba mais
Educação digital e midiática nas escolas: um passo contra a desinformação - Portal Sini
Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos