Em entrevista, Mireya Lozada explica como surgiu e qual a importância da Rede Internacional “Latinoamérica en movimiento: miradas psicosociales”
Em entrevista, Mireya Lozada explica como surgiu e qual a importância da Rede Internacional “Latinoamérica en movimiento: miradas psicosociales”
admin
18/07/2024 22:13:37
Como os estudos das representações sociais no campo educacional podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades? Como surgiu e qual a importância da Rede Internacional “Latinoamérica en movimiento: miradas psicosociales”? Essas e outras questões são respondidas pela pesquisadora Mireya Lozada, psicóloga social e professora da Universidad Central de Venezuela, em entrevista à Adelina Novaes, pesquisadora da FCC (Fundação Carlos Chagas) e coordenadora doCIERS-ed(Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação).Confira o vídeo abaixo!https://youtu.be/RFYyMJG6rjU Mireya é Doutora em Psicologia pela Universidade de Toulouse II-Le Mirail, França. Atualmente, é professora e pesquisadora do Instituto de Psicología da Universidad Central de Venezuela, suas áreas de estudo são psicologia política; representações e imaginários sociais; e democracia, espaço público e vida cotidiana. A entrevista foi gravada em julho de 2018, durante o 3º Encontro da Rede Internacional “Latinoamérica en movimiento: miradas psicosociales”, que ocorreu em São Paulo, no DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC. “A participação da FCC na Rede contribui para jogar luz à possibilidade de transformação social por meio da educação”, avalia Adelina Novaes, que, com Mireya, atua na coordenação da iniciativa. A Rede reúne pesquisadores da Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela em torno de problemáticas candentes do contexto latino-americano. Muitos dos quais também participaram doProjeto Imaginários Latino-Americanos, finalizado em 2007. O projeto de caráter interdisciplinar articulou pesquisas empíricas e reflexões teóricas para aprofundar o estudo da relação entre o conceito de imaginário e a teoria das representações sociais no âmbito do continente americano. Em setembro deste ano, a FCC receberá Mireya Lozada novamente para uma estadia de dois meses com o propósito de planejar as ações futuras da Rede, entre elas a participação no 4º Encontro, que ocorrerá em dezembro em Yucatán (México).SOBREEm 2006, foi criado o CIERS-ed do DPE/FCC, com o apoio daFondation Maison des Sciences de l'Homme(França), sob iniciativa de Serge Moscovici, Denise Jodelet e Clarilza Prado de Sousa. Atualmente, está presente em mais de 40 universidades de vários países e conta com duas linhas de pesquisa:
- Docência: formação, profissionalidade e representações sociais;
- Estudos teóricos e metodológicos em representações sociais.