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Em webinário da Jeduca, Bernardete Gatti (FCC) e Carlos Vargas (Orealc/Unesco) debateram a formação de professores no Brasil e na América Latina. Assista

Em webinário da Jeduca, Bernardete Gatti (FCC) e Carlos Vargas (Orealc/Unesco) debateram a formação de professores no Brasil e na América Latina. Assista

admin

Publicado em:

20/01/2025 19:06:17

A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) realizou, na última quinta-feira (6/6), às 15h, o webinário “Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios”, baseado na pesquisa de mesmo nome, realizada pela FCC (Fundação Carlos Chagas) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no âmbito daCátedra Unesco sobre Profissionalização Docente

Participaram da discussãoBernardete Gatti, pesquisadora aposentada da FCC e coordenadora da pesquisa(acesse o E-book), e Carlos Vargas, chefe da Unidade de Desenvolvimento Docente e responsável pelas áreas de Pesquisa, Educação Superior e Interculturalidade da Orealc (Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe) da Unesco em Santiago, Chile.

A mediação foi realizada por Marta Avancini, editora pública da Jeduca. 

Veja o vídeo abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=L4TYWG0QHks

Além de Bernardete Gatti, a pesquisa é assinada porElba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André ePatricia Cristina Albieride Almeida. A qualidade da formação docente é apontada por especialistas como um fator-chave para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. 

Paralelamente,as metas 15 e 16 do PNE(Plano Nacional de Educação), que completa cinco anos neste mês, abordam o tema. A primeira trata da formação específica e da implementação de uma política nacional de formação. A segunda enfoca a formação em nível de pós-graduação de 50% dos professores da educação básica até 2024. A pesquisa da FCC/Unesco analisa o cenário da formação docente no país entre 2001 e 2016. 

No que diz respeito às matrículas, aponta a intensificação da sua tendência de concentração no setor privado. As instituições particulares respondem por 55% das matrículas nos cursos de Licenciatura em 2001 e por 62%,  em 2016. 

Já nos cursos de Pedagogia, no mesmo período, esse percentual passou de 67,6% para 81,4%. Assim como as matrículas, o setor privado é responsável pela grande maioria das vagas – 1,9 milhão ou 89,4% do total –, mas também enfrenta altas taxas de ociosidade: a pesquisa mostra que somente 25% delas são ocupadas. No setor público, a ociosidade é menor e há mais concorrência pelos cursos de formação docente, mas ainda assim apenas 39% das vagas ofertadas são ocupadas. 

A pesquisa também aborda o financiamento do ensino superior, o perfil dos estudantes de Licenciatura e dos formadores dos professores da educação básica. A pesquisa “Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios” é o terceiro volume de uma série que compõe um amplo painel sobre a docência nas dimensões da formação, trabalho e profissionalização. Os dois volumes anteriores foram lançados em2009e em2011.

Saiba mais

UNESCO e FCC lançam publicação sobre desafios da formação de docentes no país

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