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Fundação Carlos Chagas recebe pesquisadores em programa de estágio pós-doutoral

Iniciado em 2008, processo de seleção e recepção de doutores promove diálogo com pesquisadores da instituição e novas propostas de pesquisa

Jade Castilho

Publicado em:

28/02/2025 12:33:18

Voltado a pesquisadores ou docentes com título de doutorado, a Fundação Carlos Chagas promove o programa de estágio pós-doutoral. Iniciado em 2008, o processo de seleção e recepção de doutores já recebeu mais de 20 pesquisadores com interesses de pesquisa relacionados aos temas estudados no Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da instituição. 

As inscrições podem ser realizadas no site da instituição a partir do envio da documentação pedida e da formulação de um projeto de pesquisa. Por meio de um roteiro de atendimento, os pesquisadores inscritos acompanham o processo de inscrição e avaliação. 

O programa de estágio de pós-doutorado tem duração mínima de seis meses e máxima de dois anos. Nesse período, o pós-doutorando poderá utilizar os serviços técnicos e acadêmicos da instituição. O projeto deverá ser aprovado pelo pesquisador supervisor indicado, pela Coordenação do DPE e pela Diretoria da FCC. 

“A documentação chega pelo sistema com os dados da pessoa inscrita, o plano de trabalho e uma indicação de orientador, seguindo as linhas de pesquisa e os grupos da Fundação”, conta Andrea Ponzetto, do Departamento de Pesquisas Educacionais e uma das responsáveis pelo processo administrativo de seleção. 

Paulo Afranio Sant' Anna, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) descobriu o processo de estágio pós-doutoral no site da FCC e enviou sua proposta de seleção para ingresso noCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed)com o objetivo central de redirecionar teoricamente sua atuação na universidade em que trabalha. 

Atualmente, Paulo atua na graduação em um curso de formação de docentes para escolas rurais e na pós-graduação, em um programa de Educação e Saúde. 

"Ambos os cursos apresentaram desafios teóricos que me levaram a buscar aprofundar o diálogo entre psicologia social e educação. Nesse contexto, o CIERS-ed se apresentou como um espaço fundamental para essa reorientação teórica. Participei de vários cursos, palestras e publicações que contribuíram significativamente para meu aprimoramento profissional", conta o docente e pós-doutor. 

Luisa Carlota Santana Gaitán, da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, em Bogotá, na Colômbia, teve experiências como estagiária entre 2011 e 2013 e, recentemente, como orientadora e supervisora de estágio doutoral da pesquisadora Yarilpa Paola Sandoval Parra, da mesma universidade. 

Segundo Carlota, a experiência de estágio foi enriquecedora e trouxe acesso a referências teóricas e metodológicas que não conhecia na época. 

“A fundação e o centro (CIERS-ed) são excelentes cenários de formação pós-doutoral para estudantes que estão realizando seus projetos de pesquisa na perspectiva das Teorias das Representações Sociais”, comenta Carlota. 

Durante o estágio realizado entre 2016 e 2018, Paulo pode integrar a rede de pesquisadores do CIERS-Ed e se mantém como associado. 

"Tive a oportunidade de realizar uma pesquisa empírica no campo das Representações Sociais, utilizando metodologias de pesquisa que até então não havia explorado. As discussões realizadas no CIERS-Ed foram extremamente enriquecedoras para minha pesquisa e para as orientações na pós-graduação", acrescenta Paulo.

Para Carlota, a contribuição do estágio para alunos e professores enriquece a formação e o treinamento de pesquisa. “Ao unir diferentes perspectivas sobre o processo, se consegue trocar perspectivas de pesquisa e experiências na área com pessoas com extensa carreira acadêmica e de pesquisa”, completa a pesquisadora e professora. 

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Programa de estágio pós-doutoral

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