Projeto de formação para construção de Plano de Convivência Escolar é tema de livro publicado pela Fundação Carlos Chagas
E-book gratuito traz temas como comunicação, justiça, intervenção qualificada em conflitos, relações raciais de gênero, e educação inclusiva.
Jade Castilho
13/02/2025 14:44:32
No dia 4 de junho, às 9h, acontecerá o lançamento do livro Percurso formativo para a elaboração do Plano de Convivência Escolar, editado pela Fundação Carlos Chagas, e com detalhes do projeto de formação sobre construção de Plano de Convivência para escolas da rede municipal de Belo Horizonte.
O evento contará com a participação dos organizadores do livro, Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE/FCC) e coordenador do projeto, e Flávia Vivaldi, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). Thais Gava e Adriana Pagaime, pesquisadoras do DPE e participantes das formações com os profissionais da rede municipal de BH, também estarão presentes no lançamento.
A proposta elaborada pela Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, teve o objetivo de estabelecer uma ação colaborativa e institucionalizada para envolver os integrantes das equipes gestoras das escolas da rede na promoção de uma convivência ética e democrática no ambiente educacional, por meio do Plano de Convivência.
O percurso formativo desenvolvido ao longo do projeto, em consonância com os objetivos da rede municipal de educação de Belo Horizonte, trouxe uma série de reflexões sobre temas essenciais relativos à convivência escolar e teve por objetivo orientar a elaboração do Plano de cada escola.
O Plano prioriza a concretização de ações relacionais, curriculares e institucionais para a construção de interações mais respeitosas e justas, de modo a promover a melhoria do clima escolar e o estabelecimento de diálogos entre os diferentes segmentos da escola.
“O nosso propósito é que o Plano de Convivência esteja constantemente no horizonte das reflexões e ações dos profissionais da educação e que todo o conteúdo desenvolvido neste percurso seja compartilhado e vivenciado com a comunidade escolar. Esperamos que o livro inspire e ampare o trabalho da convivência nas escolas para que tenhamos, todas e todos, um ambiente em que o clima seja positivo e as interações favoráveis às aprendizagens”, afirma Adriano Moro.
Com 10 capítulos, a obra traz temas fundamentais, refletidos e compartilhados com os profissionais da rede, tais como: comunicação para a melhoria da convivência; o valor da justiça como objeto de conhecimento; a diferenciação dos problemas de convivência; intervenção qualificada em conflitos; o Plano de Convivência e as relações étnico-raciais e de gênero, bem como a educação especial e inclusiva; as assembleias escolares, como procedimentos deliberativos para o exercício da democracia, entre outros.
O lançamento será presencial na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e contará com a participação de integrantes das equipes gestoras de 321 escolas municipais da região.
Saiba mais
Lançamento do e-book Percurso formativo para a elaboração do Plano de Convivência Escolar
Onde: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Minas Gerais
Quando: 04 de junho de 2024, a partir das 9h