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Pesquisador da Fundação Carlos Chagas coordena formação sobre construção de Plano de Convivência para escolas da rede municipal de Belo Horizonte

 

Composição de fundo verde, com linhas brancas. Sobre o fundo, há uma caixa de texto branca com borda superior roxa e o texto “Ação Formativa. Assembleia Escolar: processos deliberativos para o exercício da democracia”. O logo da Fundação Carlos Chagas e seus perfis nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

|16/04/24

Projeto com educadores e gestores incentiva que escolas da capital mineira organizem planos para melhoria do clima escolar e promovam convivência positiva e democrática 

Por Jade Castilho

Nesta terça-feira, 16 de abril, acontece mais uma edição da formação sobre o Plano de Convivência  para a equipe gestora das  escolas da rede municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O programa é coordenado por Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. 

A partir das dimensões avaliativas do clima na escola, o percurso formativo pretende promover ações voltadas ao exercício da democracia pela comunidade escolar. O Plano de Convivência é um documento elaborado por cada escola após a discussão coletiva dos valores que a estruturam. 

A proposta elaborada pela Fundação Carlos Chagas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte tem como objetivo estabelecer uma ação colaborativa e institucionalizada pelas unidades escolares, de modo a envolver todos na promoção de um espaço seguro

“O Plano de Convivência é o documento orientador que abarca as atitudes e as ações específicas que os membros da comunidade escolar se comprometem a realizar e tem como objetivo a criação de um ambiente de convivência positiva, direcionando a organização de espaços e tempos destinados ao exercício do diálogo, do respeito mútuo e das relações justas entre as pessoas”, explica Adriano. 

Saiba mais
O diagnóstico do clima e da convivência na escola: elementos para uma liderança colaborativa e democrática
Em texto do blog Em Pauta, pesquisador apresenta como a qualidade tanto do clima quanto da convivência escolar contribui para políticas de promoção de bem-estar e desenvolvimento na educação

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