Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas debate educação e representações sociais em universidade inglesa
Atividades integraram visita acadêmica com temática ligada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação
Luanne Caires
30/01/2025 18:14:17
A pesquisadora Adelina Novaes, integrante do grupo Representações Sociais, Subjetividade e Educação na Fundação Carlos Chagas, visitou a University of Portsmouth, na Inglaterra, para atividades ligadas às áreas de educação, pesquisa e psicologia social.
A visita — financiada pelo fundo de apoio à pesquisa Research England Enhancing Research Culture — ocorreu em julho deste ano, a convite da pesquisadora Jacqueline Priego, psicóloga social que investiga as relações entre educação e saúde para o bem-estar de jovens em comunidades socialmente excluídas.
As atividades desenvolvidas por Adelina durante sua estadia na University of Portsmouth incluíram uma palestra sobre a expansão do diálogo entre educação e psicologia social no Brasil e um workshop sobre o cenário institucional brasileiro de financiamento de pesquisas.
Além disso, a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participou de atividades relacionadas ao novo livro da professora Ivana Marková (University of Stirling), referência na área de psicologia social, comunicação e linguagem.
O lançamento da obra The Making of A Dialogical Mind: Social Representations and Communications (A Formação de Uma Mente Dialógica: Representações Sociais e Comunicações, em tradução livre) ocorrerá em breve. Os temas abordados na visita acadêmica fazem parte de investigações no âmbito do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed), sediado na Fundação Carlos Chagas.
O CIERS-ed reúne pesquisadores de mais de 40 universidades em diversos países e é dedicado ao estudo da teoria e das metodologias em representações sociais e sua articulação com processos em educação, como a formação e a profissionalização de professores.
Saiba mais
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed)
Criado em 2006, congrega pesquisadores do Brasil e do exterior com o objetivo de fomentar pesquisas sobre processos educacionais a partir da teoria das representações sociais, de promover intercâmbios de pesquisa e de sistematizar dados sobre o tema.